A recuperação de contenção na rua Eveline, no Jardim do Sol, em Ferraz de Vasconcelos, começou na última segunda-feira (12). A ação da Secretaria de Obras visa conter uma erosão provocada pelas fortes chuvas de janeiro e fevereiro, que comprometeu a encosta no fim da rua e gerou risco para os moradores.
Para garantir mais segurança e agir com rapidez, a Prefeitura contratou uma empresa especializada. A equipe técnica atua sob fiscalização da Secretaria de Obras, utilizando o método conhecido como “grampeamento da encosta”. Essa técnica de engenharia civil reforça a estabilidade de taludes e encostas por meio da inserção de grampos metálicos no solo. Com isso, o terreno ganha mais resistência e reduz-se o risco de novos deslizamentos ou desmoronamentos.
“Estes serviços são para que após este período, os moradores possam voltar à normalidade da sua rotina, com muito mais segurança”, destacou o secretário de Obras, Eduardo Paiva.
Além da recuperação de contenção no Jardim do Sol, a Prefeitura também realiza outra obra emergencial na Avenida Dom Pedro II, na altura do número 2.700. O local também sofreu com erosão, e a situação exigiu atenção imediata por conta da presença de uma adutora da Sabesp. Essa tubulação é essencial para o abastecimento de água em seis cidades da região do Alto Tietê, incluindo Ferraz de Vasconcelos.
Caso a erosão comprometesse essa adutora, haveria risco de desabastecimento para milhares de moradores. Por isso, a atuação rápida e técnica se tornou ainda mais urgente e necessária.
As duas frentes de trabalho seguem em andamento com o objetivo de prevenir acidentes e preservar a infraestrutura urbana da cidade. A Prefeitura reforça que continuará monitorando áreas de risco e atuando de forma preventiva sempre que necessário.
Recuperação de contenção avança no Jardim do Sol em Ferraz






