Circulou na internet uma imagem que passa a ideia de que os radares móveis foram colocados escondidos para gerar prejuízos ao cidadão
Por Giovanna Figueiredo / Arte: Giovanna Figueiredo
Verdadeira ou falsa? Essa pergunta tão presente no nosso dia a dia, agora é um quadro da GAZETA. Aqui nós vamos checar as notícias publicadas pelos “jornalistas de facebook” sobre diversos temas, com o objetivo de descobrir se elas são verdadeiras ou falsas. Para começar, o assunto são os radares móveis em Mogi das Cruzes.
Nesta semana, circulou na internet a imagem de um radar móvel operando na Avenida Lothar Waldemar Hoehne, a Via Perimetral, em Mogi das Cruzes. A partir disso, uma série de publicações e comentários alegando que o radar móvel estava “escondido” para aplicar multas nos motoristas mogianos.
Em uma das publicações, feitas em uma página no Facebook traz a foto com o título “Radar Escondido”, com o seguinte texto: “Além de diversos radares eletrônicos fixos em diversos pontos da cidade, voltou também o radar escondidos”. Na descrição do post, a frase era: “Radar escondido está de volta – mogianos indignados relatam a volta dos radares eletrônicos escondidos, esse foi visto na perimetral do Rodeio. Fiquem atentos”.
A publicação tem vários comentários, dentre eles, tem um que afirma que esses radares são uma verdadeira “máfia das multas”. Outro cidadão afirma: “Radar escondido pra mim… É a mesma coisa de por a mão em meu bolso e pegar dinheiro sem a minha permissão”.
Os comentários, xingamentos, manifestações de indignação são diversos. Mas, será que é assim mesmo? É verdadeira ou falsa a afirmação de os radares móveis estão escondidos para multar a população?
A GAZETA foi atrás da notícia correta para você.
A verdade
Como já foi anunciado pela prefeitura, os radares móveis não aplicam multas, estão sendo usados apenas para estudo de tráfego.
Para esclarecer a população sobre o tema, a GAZETA conversou com a secretária de Transporte Cristiane Ayres.
“O equipamento do tipo estático, popularmente conhecido como “radar móvel” não foi utilizado para fiscalização de velocidade. Seu uso foi feito para medições para levantamentos que serão utilizados em projetos de engenharia de tráfego, conforme amplamente divulgado”, esclarece.
A pasta destaca ainda que para a implantação dos equipamentos fixos de fiscalização eletrônica – esses sim, aplicam multas, foram desenvolvidos estudos técnicos que levaram em conta as características das vias, os índices de acidentes e os riscos de novas ocorrências.
Portanto, é falsa a afirmação de que os radares móveis de Mogi das Cruzes estão sendo colocados em lugares escondidos com o objetivo de multa a população, é falsa.