As entregas são feitas de terça à sexta-feira
Da Redação / Foto: Divulgação
O programa Quitanda Social da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que distribui alimentos adquiridos de agricultores locais para famílias mogianas em situação de vulnerabilidade, está sendo ampliado. A partir desta semana, além das entregas às quartas e quintas, como já vinha sendo feito, as entregas também acontecerão às terças e sextas-feiras, com a inclusão de territórios como o Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva, a Vila Pomar e o Residencial Novo Horizonte.
Nesta terça-feira (27), as entregas acontecerão na Vila Pomar, beneficiando pessoas referenciadas pelo CRAS da Vila Brasileira, no Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva e também em Cezar de Souza, ambas atendendo pessoas vinculadas ao CRAS de Cezar de Souza. Já na quarta-feira (28), as entregas acontecerão no Mercado do Produtor, na Vila Nova União, no Jardim Layr e em Jundiapeba.
Na quinta-feira (29), as distribuições continuam em Jundiapeba, atendendo famílias referenciadas pelas duas unidades do CRAS existentes no distrito. Já na sexta-feira (30), elas acontecem no Jardim Piatã e no Residencial Novo Horizonte, beneficiando famílias vinculadas ao CRAS Centro. Só nesta semana, 250 famílias devem ser atendidas pelo programa. Ao encerrar o mês de abril, o Quitanda Social já terá atendido a um total de 1.100 famílias.
O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, como a Cooprojur e a Cooprovat, além do governo federal, de onde provêm os recursos para a compra dos alimentos
O programa já havia sido colocado em operação em 2020, porém neste ano ganhou reforço, com a inscrição da Prefeitura de Mogi das Cruzes no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).
A inclusão permitiu melhor planejamento para a execução do Quitanda Social, o que se reverteu em um aumento expressivo no número de atendidos. Quando começou a ser executado, em março deste ano, o programa atendia 250 famílias e agora já se aproxima da marca das 1.100 famílias atendidas.
O programa terá continuidade no mês de maio, quando deve chegar às 1.350 famílias mogianas atendidas. A ação também serve como apoio direto a agricultores locais, com a compra de produtos por eles cultivados, a partir dos recursos advindos do governo federal.