Percepção dos moradores em morar no município mudou de forma significativa em três meses
Da Redação / Foto: Reprodução
A qualidade de vida em Arujá melhorou. Pelo menos essa é a sensação das pessoas da cidade até o primeiro semestre de 2021, entre os meses de março e junho. Uma pesquisa feita pela INDSAT (empresa que mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal) indica um salto de mais de 25 pontos percentuais na aprovação acerca do bem-estar proporcionado pelo município aos seus moradores.
Segundo a INDSAT, “as avaliações positivas saltaram consideravelmente desde março, quando a aprovação era de apenas 20,1%”. Atualmente, a qualidade de vida em Arujá tem 46,7% de aprovação – 6,1% de ótimo e 40,7% de bom.
A rejeição à qualidade fez um caminho inverso. Em março, as avaliações negativas somavam 23,1%, ultrapassando a aprovação. O levantamento mais recente, realizado na quarta semana de junho, mostra que a rejeição caiu para 7,8% (4,3% de ruim e 3,5% de péssimo). Com dados coletados por meio de pesquisas com 400 moradores maiores de 16 anos, o estudo considera margem de erro de 4,8% e intervalo de confiança de 95%.
De acordo com os critérios utilizados pela INDSAT para avaliar até que ponto um município é bom, ou não, para se viver, a qualidade é o sexto melhor setor de Arujá. “Recebeu 683 pontos e garantiu o Alto Grau de Aprovação, pouco abaixo das demais cidades do agrupamento, de 689 pontos”, relatou a empresa.
INDSAT
A empresa analisa 16 serviços públicos em cada cidade. A partir dos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo, ela obtém uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme uma escala.
As cidades avaliadas pela INDSAT foram divididas em agrupamentos populacionais. São três agrupamentos: CPP (Cidades de Pequeno Porte), com até 100 mil habitantes; CMP (Cidades de Médio Porte), entre 100 mil e 400 mil habitantes; e CGP (Cidades de Grande Porte), com mais de 400 mil habitantes.
Para classificação do número de habitantes de um município, a INDSAT utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Arujá alcance 89.744 habitantes. Portanto, é um município integrante do CPP.




