A Câmara de Suzano realizará, no dia 5 de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano de 2025”. O evento acontecerá no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. Entre os 36 homenageados, estão quatro profissionais que se destacam na área da Educação.
O título de “Cozinheira do Ano” será entregue a Simone Gomes Vasconcelos. Ela conta que aprendeu com a avó, Carmela Carrelli Gomes, que “cozinhar é um ato de amor, e que alimentar vai muito além de matar a fome”.
Natural do Rio de Janeiro, Simone mudou-se para São Paulo aos 14 anos e trabalhou como merendeira em Itaquaquecetuba por mais de quatro anos. Depois, passou em concurso público e assumiu o cargo de cozinheira escolar em Suzano, onde atua há 18 anos. Nesse período, fez mais de 15 cursos na área, colaborou com equipes dos Jogos Abertos, Regionais e diferentes eventos da cidade. Atualmente, integra a equipe do Complexo Educacional e Cultural Mirambava.
O título de “Diretora de Escola do Ano” será concedido a Rosana Borges. Na juventude, ela sonhava em cursar Física Nuclear no ITA, mas se apaixonou pela área de História e se formou em Estudos Sociais. Lecionou em escolas particulares, cursinhos e na rede estadual até 2022.
Em 2017, assumiu a direção da Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena. “Comecei uma das jornadas mais desafiadoras e gratificantes da minha vida”, afirma. Rosana explica que sempre se questionou sobre a diferença de resultados entre escolas públicas e particulares e concluiu que a gestão é determinante. “Prometi que, enquanto eu for diretora, a escola não será espaço de dor e medo, mas de paz, alegria e aprendizado com sentido”, completa.
Marco Antonio da Fonseca será homenageado como “Educador do Ano”. Professor de Física e Matemática na Escola Estadual Comandante Jacques Yves Cousteau, no Miguel Badra, ele desenvolve desde 2016 o projeto Esculturas com Palitos de Sorvete, que aproxima teoria e prática e estimula habilidades socioculturais e emocionais dos alunos.
Todos os anos, em fevereiro, abre inscrições para estudantes do Ensino Médio que formam uma equipe para construir uma escultura até outubro. As obras utilizam somente palitos de sorvete e cola branca. Entre as criações já realizadas estão uma réplica da Torre Eiffel, um barco viking e um carrossel.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
A homenageada como “Professora Municipal do Ano” é Gislene Valentim Nicolau Neves, moradora de Suzano há 22 anos. Formada em Pedagogia, possui especializações em Psicopedagogia, AEE, Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Empresarial, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade.
Ela iniciou sua carreira na Prefeitura em 2009 e, desde 2022, atua na Educação Especial. “Conhecer o grupo da Educação Especial foi um presente na minha vida. Sou grata pelo carinho com que fui recebida e pela parceria dos gestores e da equipe escolar”, afirma. Atualmente, trabalha no polo que atende as escolas Nizilda Alves de Godoy Samira Antoun Bou Assi e Celina Rosa de Souza.












