O mês que bateu recorde de atendimento foi outubro
Da Redação / Foto: Millena Matos | PMI
O Procon de Itaquaquecetuba recebeu mais de 5 mil consumidores insatisfeitos com a relação de consumo na cidade no ano passado. O alerta é de que o cliente saiba o que está adquirindo e, na dúvida, procure o órgão fiscalizador. A maior parte das reclamações foram feitas por idosos sobre o crédito consignado. Ao se deparar com o extrato ou boleto de contas, os mesmos percebiam um aumento de despesa de forma irregular.
Ao todo, foram contabilizados 5.012 atendimentos aos consumidores. O mês que bateu recorde de atendimento foi outubro, com 773 casos, seguido por janeiro, com 679, e fevereiro, com 636. Por conta da pandemia, nos meses de março, abril e maio, os servidores trabalharam em regime de home office, com atendimento de 131 consumidores.
Os meses finais do ano não tiveram aumento significativo de queixas em relação aos meses anteriores devido ao trabalho efetivo que o Procon realizou ao longo do ano. “Dezembro registrou 353 atendimentos, o que é praticamente a metade do número de reclamações do início do ano. Isso mostra que as fiscalizações constantes em conjunto com as ações rotineiras deram resultados positivos”, disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“A população precisa estar atenta aos seus direitos como consumidores. Para isso é importante conhecer quais são esses direitos. Sabemos que muitos são lesados por falta de conhecimento, mas temos o Procon para fiscalizar e punir, se for o caso”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues (PP).
Em fevereiro será divulgado o ranking das empresas com mais reclamações na cidade.
O consumidor pode procurar pelo atendimento do Procon na rua Dom Thomaz Frey, 89, na região central. O telefone é 4642-2005 e o atendimento é feito das 9h às 16h.