A cepa foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos
Da Redação / Foto: Instituto Adolfo Lutz
O IEC (Instituto Evandro Chagas), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, identificou a presença da variante indiana do coronavírus em tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi. A embarcação está ancorada na costa da cidade de São Luís, capital do Maranhão. A cepa foi identificada em um paciente indiano, de 54 anos, que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na semana passada, ele era um dos tripulantes do Navio.
O navio foi proibido de atracar na área portuária da cidade. Uma equipe da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está se deslocando para o local.
A Secretaria de Saúde do Maranhão realizou testes com a tripulação da embarcação e enviou para o instituto. Das pessoas a bordo, 15 tiveram diagnóstico positivo para a covid-19, sendo que seis apresentaram a ocorrência da variante indiana. Outros nove tripulantes tiveram o resultado negativo para a covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 23 tripulantes estão em quarentena em cabines individuais e um foi levado para ser internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em São Luís.
A secretaria também iniciou a testagem de todas as pessoas do hospital que tiveram contato com o paciente internado.