Na manhã desta quinta-feira (20), a Primeira-Ministra da Inglaterra, Liz Truss, reuniu jornalistas em frente à sede do governo para anunciar sua renuncia do cargo. De acordo com jornais ingleses, a desistência, com um pouco mais de um mês da posse, ocorreu após pressão do próprio partido Conservador.
A gestão de Truss já teve um início conturbado por conta de seu plano econômico polêmico, que causou atritos com o mercado financeiro e até com o FMI (Fundo Monetário Internacional). A crise econômica e política se alastrou de forma tão avassaladora que o próprio Partido Conservador, o mesmo de Liz Truss, fez pressão pela renúncia.
Sabendo disso, o jornal Daily Star iniciou, na última sexta-feira (14), uma transmissão ao vivo em suas redes sociais onde aparecia apenas uma alface ao lado da foto da premiê. O objetivo? Saber se a hortaliça teria ou não uma sobrevida maior que o governo Truss. A alface ganhou.

Liz Truss é a terceira governante do Reino Unido consecutiva a não completar o mandato. Antes dela, Boris Johnson e Theresa May também renunciaram.
Truss afirmou que permanecerá no cargo até que o Partido Conservador escolha outro líder, o que deve acontecer até o dia 28 de outubro, segundo o comitê que realiza as eleições internas da agremiação.




