Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeitura intensifica ações pelo resgate da Uva Itália em Ferraz

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A prefeita Priscila Gambale fez o plantio simbólico da fruta na sede da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal

Por Aristides Barros / Fotos: Bruno Arib

Após o lançamento oficial do documentário “O Berço da Uva Itália”, no início do mês, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSD), fez nesta sexta-feira (14) o plantio simbólico de uma muda da Uva Itália no terreno da sede da prefeitura.

Por meio da iniciativa, Priscila Gambale quer valorizar a história da própria cidade

Ainda no rol de entrada da prefeitura foram expostos vários stands com cenas mostrando a importância da Uva Itália na cidade e revelando a força histórica do cultivo da fruta que rendeu a Ferraz a “nomenclatura” de Cidade da Uva.

Falando à GAZETA, Priscila destacou que a iniciativa acontece como um resgate da história da cidade.

“Ferraz foi a primeira cidade a receber um pé da Uva Itália e infelizmente essa história foi perdida ao longo dos anos. Agora o nosso governo vem com esse objetivo de resgatar a história”, falou.

A prefeita ressaltou que no documentário é lembrada a figura do ex-prefeito de Ferraz, Makoto Iguchi – já falecido – cuja família cultivava em grande escala a uva.

“É lembrado o Makoto Iguchi que teve muita contribuição com Ferraz e todos os ex-prefeitos que contribuíram para reviver essa história da nossa cidade. Todos eles foram muito importantes”, destacou.

Ela explicou que o projeto, de autoria das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Social visa incentivar o plantio da uva e ajudar as 50 famílias que ainda fazem esse cultivo a expandir o empreendimento. “Vamos conseguir isso estabelecendo parceria com os empresários para desenvolver mais o cultivo da Uva Itália na cidade”, disse.

Ainda para fortalecer o projeto, a prefeitura idealiza a doação de uma muda de uva para todos os ferrazenses interessados em cultivar a fruta e que queiram plantar em casa ou em um local de fácil acesso. “Com isso vamos trazer a Uva Itália de volta para Ferraz de Vasconcelos”, esclareceu a prefeita.

A doação das mudas acontece na Secretaria da Cultura e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Ferraz de Vasconcelos. 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 11928
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade