Prefeitura intensifica ações pelo resgate da Uva Itália em Ferraz

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A prefeita Priscila Gambale fez o plantio simbólico da fruta na sede da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal

Por Aristides Barros / Fotos: Bruno Arib

Após o lançamento oficial do documentário “O Berço da Uva Itália”, no início do mês, a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PSD), fez nesta sexta-feira (14) o plantio simbólico de uma muda da Uva Itália no terreno da sede da prefeitura.

Por meio da iniciativa, Priscila Gambale quer valorizar a história da própria cidade

Ainda no rol de entrada da prefeitura foram expostos vários stands com cenas mostrando a importância da Uva Itália na cidade e revelando a força histórica do cultivo da fruta que rendeu a Ferraz a “nomenclatura” de Cidade da Uva.

Falando à GAZETA, Priscila destacou que a iniciativa acontece como um resgate da história da cidade.

“Ferraz foi a primeira cidade a receber um pé da Uva Itália e infelizmente essa história foi perdida ao longo dos anos. Agora o nosso governo vem com esse objetivo de resgatar a história”, falou.

A prefeita ressaltou que no documentário é lembrada a figura do ex-prefeito de Ferraz, Makoto Iguchi – já falecido – cuja família cultivava em grande escala a uva.

“É lembrado o Makoto Iguchi que teve muita contribuição com Ferraz e todos os ex-prefeitos que contribuíram para reviver essa história da nossa cidade. Todos eles foram muito importantes”, destacou.

Ela explicou que o projeto, de autoria das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Social visa incentivar o plantio da uva e ajudar as 50 famílias que ainda fazem esse cultivo a expandir o empreendimento. “Vamos conseguir isso estabelecendo parceria com os empresários para desenvolver mais o cultivo da Uva Itália na cidade”, disse.

Ainda para fortalecer o projeto, a prefeitura idealiza a doação de uma muda de uva para todos os ferrazenses interessados em cultivar a fruta e que queiram plantar em casa ou em um local de fácil acesso. “Com isso vamos trazer a Uva Itália de volta para Ferraz de Vasconcelos”, esclareceu a prefeita.

A doação das mudas acontece na Secretaria da Cultura e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Ferraz de Vasconcelos. 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade