Em visita ao espaço, o prefeito Caio Cunha conferiu o resultado do serviço
Da Redação / Foto: Divulgação
O prefeito Caio Cunha (PODE) entregou, na segunda-feira (15), os serviços de limpeza do piscinão, situado no Parque Santana, em Mogi das Cruzes. Ao lado da secretária municipal de Serviços Urbanos, Camila Souza, Cunha vistoriou o equipamento, que passou por manutenção ao longo das duas últimas semanas, com o objetivo de que fique em boas condições e opere com toda sua capacidade.
“Montamos uma força-tarefa para fazer a limpeza do piscinão, porque era um trabalho que precisava ser feito, além de ter sido muito pedido pela vizinhança. Agora ele está numa situação muito melhor e temos a segurança de que ele continuará cumprindo seu papel, tão necessário nesse período de chuvas”, destacou o prefeito.
Os trabalhos consistiram na raspagem da terra e resíduos depositados no meio do piscinão e movimentação de todo esse material para os fundos do próprio reservatório. Também foi feita a desobstrução do canal que leva para as bombas e os paredões laterais do equipamento passaram por roçada e raspagem. Os gradis internos e externos do equipamento também receberam reparos.
Importante destacar que nenhum material foi removido do reservatório. A remoção e destinação final dos resíduos será executada em um segundo momento, em cumprimento a todas as normas e diretrizes ambientais e de segurança. Para que isso ocorra, é preciso que o material seque completamente, pois isso resultará em economicidade para o município, uma vez que o material seco tem menor peso e também o deixará nas condições ideais para que seja transportado ao destino final.
O piscinão é um importante regulador no volume de águas pluviais que chegam à região central da cidade, com capacidade para reter 90 milhões de litros de água, minimizando a ocorrência de alagamentos. O reservatório também funciona no controle de transbordamentos do Rio Tietê, em especial na época de chuvas fortes, uma vez que ele regula a quantidade de água que cai no Ribeirão Ipiranga, um dos principais afluentes do Tietê.
Esta é a terceira visita que o prefeito faz ao piscinão desde o início da atual gestão. Ele esteve no local no princípio e no final de janeiro, o que o permitiu identificar a situação, determinar e acompanhar a realização da força-tarefa de manutenção.