sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Prefeitura de Mogi comemora 13 anos da LAI com pacotes de melhorias

Gestão assina decreto municipal que institui indicadores de qualidade ao SIC e lança a modernização do novo Portal da Transparência
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na manhã desta quarta-feira, dia 28, a cerimônia de comemoração aos 13 anos da Lei Federal 12.527/11, a LAI (Lei de Acesso à Informação). Na ocasião a prefeita Mara Bertaiolli (PL), o vice-prefeito Téo Cusatis (PSD) e o secretário de Governo e Transparência, Guilherme Sever, assinaram o Decreto Municipal nº 23.595/2025, que institui indicadores de qualidade do atendimento do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) da administração municipal. Na ocasião, também foi lançada a modernização do novo Portal da Transparência.

“A cultura de transparência é benéfica para quem está na gestão, para os servidores e, principalmente para os cidadãos. Esse evento de hoje mostra com ações práticas que levamos a transparência pública à sério”, destacou a prefeita.

O secretário Guilherme Sever destacou que a transparência pública deve ser tratada como uma cultura transversal à toda estrutura da administração municipal. “Existe um compromisso nosso, desde a época da transição, de estabelecer políticas de transparência que contemplem o dia a dia do trabalho da gestão, aumentando a eficiências dos serviços públicos prestados, por meio dos dados e tornando a administração mais cristalina, na Educação, na Saúde, Segurança ou outras áreas de atendimento”.

O chefe da pasta de Governo e Transparência apresentou as metodologias utilizadas para a modernização do Portal da Transparência: Os indicadores do Mapa da Transparência da CGU (Controladoria-Geral da União) e do PNTP (Programa Nacional de Transparência Pública), da Atricon (Associação dos Tribunais de Contas).

“Em 2025, conseguimos alcançar 100% dos requisitos de qualidade do Portal da CGU e estamos trabalhando para atender os 91 requisitos indicados pela Atricon. Atualmente a cidade possui selo Ouro em transparência, com uma nota de 88,23% na avaliação do PNTP. No entanto, a cidade passou a atender integralmente os requisitos obrigatórios só neste ano, o que deve aumentar a pontuação da cidade na rodada de avaliação que acontece até junho”. 

Além de mais intuitivo para navegação, o Portal da Transparência de Mogi das Cruzes está sendo atualizado com bases de dados inéditas como renúncias fiscais, convênios e repasses, lista de funcionários terceirizados, fiscais de obras, emendas parlamentares, estoque de medicamentos e dashboards com visualizações de dados. Outras bases estão sendo tratadas para serem disponibilizadas em breve, como a fila de espera da saúde, por exemplo.

“Mais do que ganhar prêmios, nós queremos trabalhar para estabelecer políticas bem estruturadas e mudanças significativas em transparência. Os prêmios são consequência de um trabalho, não o motivo. É assim que se muda uma cultura de gestão”, pontuou o vice-prefeito Téo Cusátis.

SIC

A chefe de Divisão de Transparência e Promoção da Integridade e Autoridade de Monitoramento de LAI, Jamile Santana, apresentou as mudanças estruturantes feitas no SIC para o atendimento de qualidade dos pedidos de acesso à informação. Além da revisão de normas legais que regulamentam a LAI no município, o fluxo de atendimento foi aprimorado para atender solicitações no menor tempo possível dentro do prazo estabelecido pela LAI. Com isso, o tempo médio de atendimento do SIC em maio é de 5 dias. Para se ter uma ideia, em maio de 2024, o tempo médio era de 20 dias. “Mogi das Cruzes é uma das poucas, se não a única cidade a institucionalizar parâmetros de qualidade de atendimento do SIC. Isso transforma o fluxo operacional de atendimento em política pública e o maior beneficiado por isso é o cidadão”, destacou. Os dados podem ser acessados em tempo real no site: https://dadosabertos.mogidascruzes.sp.gov.br/acesso-a-informacao.

Com a assinatura do decreto municipal, o SIC passa a ter como parâmetro de qualidade como o tempo médio de respostas, o número de acesso à informação concedido, a taxa de recursos a taxa de reversão de recursos e satisfação dos usuários.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -