18/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vereador Leandro Larini reconheceu a importância da atuação de servidoras

Prefeitura de Itaquá anuncia construção de UPA no terreno do antigo Bandeirante

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), viajou esta semana para Brasília visando conseguir verbas para a construção de uma UPA III (Unidade de Pronto Atendimento de Porte 3) no terreno onde existia o campo do Bandeirante.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Prefeito vai a Brasília em busca de recursos destinados à nova unidade de saúde na cidade

Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), viajou esta semana para Brasília visando conseguir verbas para a construção de uma UPA III (Unidade de Pronto Atendimento de Porte 3) no terreno onde existia o campo do Bandeirante. Já nesse sentido e antes de rumar para a Capital Federal ele assinou um decreto de desapropriação da área, que pertencia à agremiação esportiva. Itaquá é a primeira cidade da região a conquistar uma UPA nessa escala.

Já em Brasília, o prefeito conversou com a reportagem detalhando situações que positivam a construção e até o funcionamento da UPA de nível III, que tem previsão de ser entregue à população até o fim desse mandato. Na ocasião, Boigues também falou do encontro que teve com o deputado federal Guilherme Derrite (PP), o Capitão Derrite, que se posicionou em ajudar a cidade a construir a unidade de saúde, cujo valor seria de R$ 22 milhões.

“Estamos apresentando esse projeto para os nossos parceiros, entre eles o Capitão Derrite, que se comprometeu a lutar com a gente pra colocar essa obra de pé. E nós queremos começar a construção dessa UPA o mais rápido possível”, disse o prefeito.

Rápido nos pedidos de ajuda e também em se antecipar a ela, o prefeito revelou as ações realizadas numa forma de expressar que a população de Itaquá não vai precisar ver a nova unidade em funcionamento para ter um atendimento qualitativo na rede municipal de saúde.

“Já licitamos a compra de medicamentos, providenciamos a contratação de 58 médicos e 64 atendentes, partimos para a informatização de todo o sistema de saúde de atenção primária, que contará com agendamentos online, consultas e exames, entre outros”, disse. “Com números precisos sendo repassados ao Ministério da Saúde, por meio da informatização, os repasses de verbas para esse setor com certeza vão aumentar”, acredita.

A prefeitura também vai fazer a aquisição de mais carros para a frota da saúde. “Teremos mais 19 veículos, sendo que três já chegaram, um via emenda parlamentar do deputado Marco Bertaiolli [PSD] e duas conseguidas com a ajuda da União”, falou Boigues, completando que os carros servirão ao transporte de pacientes para tratamentos de hemodiálise e câncer e demais serviços destinados à área de saúde.

Definição

As Unidades de Pronto Atendimento são divididas em UPA Porte I: que tem de 5 a 8 leitos de observação e capacidade de atender até 150 pacientes por dia. UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação com capacidade de atendimento de até 300 pacientes por dia. UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação e conta com capacidade de atender até 450 pacientes diariamente.

Os moradores já comemoram o anúncio da nova unidade de saúde. Décio Rocha dos Santos, 62 anos, expressou: “Muito oportuno construir mais equipamentos de saúde na cidade, porque a demanda é alta, o número de habitantes de Itaquá é volumoso”, observou.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13121