A menos de uma semana para a comemoração dos 71 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Ferraz de Vasconcelos, que acontece no próximo dia 14 de outubro, a programação de aniversário do município foi divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura.
A programação inclui o Dia das Crianças, que será comemorado no sábado (12), das 14 às 18 horas na Praça do Centro de Convenções, no centro, com uma oficina de pipa com materiais reciclados, brinquedos infláveis, apresentações de dança e música com o DJ Unicórnio e o professor Hemilson e as alunas do CAC (Centro de Arte e Cultura).
No domingo, dia 13, haverá um Encontro de Fuscas e Carros antigos na Avenida Quinze de Novembro, a partir das 9 horas. No aniversário de Ferraz, no dia 14, um grande desfile cívico-militar com a apresentação da Banda da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, no Centro.
O desfile começa às 10 horas e contará com a apresentação dos alunos das escolas municipais, secretarias da Prefeitura de Ferraz, projetos sociais e finalizando com carros antigos e motos do Zapata. A tradicional distribuição de bolos também será realizada após o evento.
Visitas educativas ao Centro Cultural Castelo Zenker
De quinta a domingo, das 10 às 17 horas acontece no Centro Cultural Castelo Zenker, no Jardim Castelo, a exposição “Ferraz Antiga” com elementos que ajudam a contar a história da cidade. Em uma das salas, toda a cultura nordestina que ajudou a desenvolver a cidade. É a primeira exposição do castelo transformado pela Prefeitura de Ferraz após anos de abandono e vandalismo.
Além disso, o público pode conferir fotos antigas contando a história de Ferraz, a Festa da Uva Fina, os principais personagens da política e até a partitura com a letra do Hino de Ferraz, entre outros objetos interessantes, como o primeiro projetor do antigo cinema, placas de bicicletas e até de charretes, muito comum na década de 50.
O ponto alto da exposição são mesmo as crianças das escolas municipais de Ferraz que estão tendo a oportunidade de visitar o local e conhecer o castelo e aprenderem um pouco mais sobre o município. A visita dos alunos ocorre às quintas e sextas-feiras e tem incluído até mesmo os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). E um do chamariz é justamente uma maquete de Ferraz com um trem que circula pelo centro antigo da cidade com luzes levando os observadores a uma imersão a Ferraz antiga. Esta exposição ocorre até o próximo dia 20 deste mês como parte do resgate da história da cidade.






