No último sábado (8), a Prefeitura de Arujá entregou a 217 moradores do Jardim Josely os títulos de legitimação fundiária, os quais regularizam os imóveis construídos no bairro.
A legitimação fundiária é imprescindível para a legalização da posse de imóveis perante às prefeituras, sendo assim, o prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, beneficiou não só os moradores do Jardim Josely, mas também os do bairro São Bento.
Esses dois núcleos urbanos receberam, juntos, 256 títulos de legitimação fundiária – 39 no São Bento. De acordo com Dr. Camargo, os títulos fazem dos beneficiados os verdadeiros donos dos imóveis.
“Estamos garantindo segurança jurídica aos cidadãos. Ser dono de um imóvel de fato, mas não de direito, é um sofrimento que atinge milhares de famílias nas áreas urbanas. É gente que comprou e mora há décadas num imóvel, mas não pode comprovar que é seu. Trabalhamos para resolver isso”, ressaltou Dr. Camargo.
As casas existentes no Jardim Josely, por exemplo, ficaram cerca de 40 anos sem a devida documentação.
O mecânico José Nascimento Lima mora no bairro desde que nasceu e disse que há muito tempo ele e seus vizinhos esperavam pela regularização. “Agora, todo mundo fica tranquilo com a documentação em mãos, e tem como correr atrás de mais benefícios [para o bairro]. Está todo mundo contente aqui”, afirmou.
“Há muito tempo a gente aguardava. Eu creio que todos que moram aqui ficaram muito felizes com essa regularização, porque é muito importante para nós. Ficamos mais seguros, lembraram da gente, graças a Deus. Nós não estamos abandonados”, enfatizou a dona de casa Débora Macedo da Silva.
Outro morador do Jardim Josely, Alex Sandro Alves Cardoso, contou que “agora ficou bom, aqui não tinha nada regularizado e, agora, a gente pode falar que é nosso.” “A população ficou bem feliz, ficou bom para todo mundo, agora é só cuidar”, completou o comerciante, que esperava pela regularização da sua casa havia três anos.
Desde que assumiu a prefeitura, Dr. Camargo já regularizou 764 imóveis, dos quais 313 tiveram legalização de posse.