O prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, inaugurou a UTI Neonatal na Maternidade Municipal (Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa), no Jardim Renata, na manhã dessa sexta-feira (25).
É a primeira UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da cidade e o investimento financeiro em sua construção foi de R$ 1 milhão, segundo o prefeito Dr. Camargo. O novo equipamento da maternidade começa a funcionar a partir de hoje (26).
A nova unidade possui quatro leitos fixos e um móvel (isolete), para um transporte seguro de ambulância, caso haja necessidade. Conta, também, com incubadoras/berços aquecidos, ventiladores mecânicos, monitores de frequência cardíaca e respiratória e outros itens.
“Era uma necessidade muito antiga, a gente, agora, dá um pouco mais de segurança e tranquilidade para a mãe que vem dar à luz aqui no hospital. Graças a Deus, a partir de agora, nós temos esses leitos. A gente inaugura, com certeza, uma nova fase na maternidade de Arujá, com a nossa UTI Neonatal”, comemorou Dr. Camargo – a entrega da UTI Neonatal faz parte do Programa Municipal Arujá + Saúde pra Você.
A UTI Neonatal de Arujá conta com uma equipe de 19 profissionais: cinco enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um supervisor assistencial, um médico visitador e um médico plantonista neonatologista.
“Esperamos que nenhuma criança tenha de fazer uso da UTI Neonatal, mas, se precisar, agora haverá esse atendimento emergencial”, ponderou o prefeito.
Além do prefeito, estiveram na inauguração o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, o médico neonatologista Tarceu Pinto de Souza e sua equipe, os vereadores de Arujá e os representantes da Organização Social Amis (responsável pela maternidade), o presidente João Carlos de Oliveira Filho e a superintendente Priscila Araújo.
Em média, 90 crianças nascem por mês na Maternidade Municipal, que atende grávidas não só de Arujá, mas também de outras cidades do Alto Tietê.


