domingo, 22 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Poá tem a melhor qualidade de vida no Alto Tietê, segundo o ranking IPS 2024

Poá é a cidade com as melhores condições para se viver, seguida de Arujá e Mogi das Cruzes
Amarildo Augusto

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Um novo estudo sobre qualidade de vida nos municípios brasileiros apresentou um resultado surpreendente para o Alto Tietê. De acordo com IPS Brasil, ranking que leva em conta o chamado de Índice de Progresso Social, ou IPS, aponta que, entre os dez municípios da região, Poá é a cidade com as melhores condições para se viver. Logo atrás vem Arujá e, em terceiro lugar, Mogi das Cruzes.

O IPS Brasil é baseado em uma metodologia diferente de outros índices mais utilizados, como o Índice de  Desenvolvimento Humano, o IDH, por exemplo. No caso do novo estudo, o que se leva em conta são números que mostram necessidades básicas, como abrigo, alimentação e segurança, até se as pessoas possuem acesso à informação e comunicação. E ainda se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

Cada município brasileiro foi avaliado por esses critérios que consideram 53 indicadores que vêm de fontes públicas e que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos. E recebem nota de zero a 100.

A avaliação leva em conta, por exemplo, se a população está bem servida em termos de Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior.

Alto Tietê

Por esses parâmetros, Poá recebeu nota 65,63, melhor avaliação no Alto Tietê (posição 340 no Brasil). Arujá vem a seguir, com nota 64,84 (456º no geral). Mogi das Cruzes ficou com 64,04 pontos e posição 631 entre os municípios brasileiros. Guararema, Itaquaquecetuba, Suzano e Santa Isabel aparecem nessa ordem em seguida.

Nas últimas posições na região aparecem Ferraz de Vasconcelos, com 59,26 pontos (posição 2.291, entre os municípios brasileiros) e Biritiba Mirim, com 57,77 pontos e 2929º no ranking nacional. A bucólica Salesópolis é a última entre as cidades do Alto Tietê, com 57,57 pontos e na posição 3026 entre todas as cidades do país.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -