A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, por meio da Patrulha Maria da Penha e do projeto Maria vai à Escola, promoveu uma série de palestras e atividades em diferentes pontos da cidade durante o Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher.
A iniciativa mobilizou escolas municipais e estaduais, entidades sociais e estabelecimentos comerciais, levando informação e promovendo o diálogo com a população.
O principal objetivo foi prevenir a violência doméstica, incentivar a denúncia e orientar a comunidade sobre como agir em situações de agressão. Os encontros abordaram os tipos de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial —, os ciclos da violência doméstica, os direitos garantidos às vítimas e as medidas protetivas previstas em lei.
Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Kelly Aparecida Pedro, a conscientização é essencial.
“Ao dialogar com adolescentes, jovens e com toda a população, reforçamos o respeito aos direitos humanos e criamos uma cultura de igualdade e proteção”, destacou.
O secretário de Segurança, Comandante Ferreira, reforçou que a ação vai além do caráter informativo:
“Quando trabalhamos a orientação desde cedo, especialmente nas escolas, estamos plantando sementes que fortalecem uma cultura de respeito, proteção e valorização da vida”, afirmou.
Seminário
Além das atividades locais, representantes da GCM participaram da 6ª edição do Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica, realizado no Centro Cultural São Paulo, em 27 e 28 de agosto. Com o tema “Políticas Públicas para Prevenção à Violência contra a Mulher e Boas Práticas”, o encontro reuniu autoridades, especialistas e guardas civis de diversas cidades.
Maria vai à Escola
O projeto Maria vai à Escola, que integra ações permanentes da GCM, promove rodas de conversa com estudantes da rede pública, abordando a Lei Maria da Penha, os direitos das mulheres e os caminhos para denúncia. A iniciativa também atende os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social).
“Esse trabalho preventivo realizado pela GCM, com foco na educação e na conscientização, é essencial para construirmos uma cidade mais justa, segura e igualitária para todos. Valorizar a vida das mulheres é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou o prefeito Saulo Souza.





