Em uma ação inédita não apenas no Alto Tietê, mas em toda a Região Metropolitana de São Paulo, a Prefeitura de Suzano apresentou, nesta sexta-feira (3), o primeiro ônibus do transporte público municipal movido a biometano. O modelo, que utiliza gás combustível renovável obtido da purificação do biogás, se alinha às políticas de sustentabilidade implementadas na cidade.
Confira nossa reportagem em vídeo.
O veículo faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Radial Mais Transporte, em parceria com a MWM, referência em soluções energéticas sustentáveis e responsável pela transformação veicular, e a Comgás. Ou seja, não houve nenhum custo direto de aquisição para a prefeitura.
O projeto integra o programa “Suzano Sustentável” e foi trazido ao município pelos inúmeros benefícios ambientais que proporciona. Entre eles estão a redução significativa da emissão de gases de efeito estufa, a contribuição direta para o cumprimento das metas ambientais locais e o incentivo ao uso de energia renovável produzida a partir de resíduos, fortalecendo a economia circular.
Participe do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui!
Com o uso do biometano, o novo ônibus garante uma economia de aproximadamente 60 mil litros de diesel por ano e preserva o equivalente a 6,1 mil árvores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente, para a saúde e o bem-estar da população.
“Quando falamos em biometano, falamos diretamente em qualidade de vida. O biometano não tem partículas, fuligem nem fumaça preta. É o ar que já está aqui, reaproveitado. Portanto, trata-se de uma ação sustentável com baixo custo”, explicou Thiago Brito, gerente de novos negócios da MWM.
O gerente comercial da Comgás, Thiago Borer, destacou o compromisso da empresa com a transição energética no município. “A Comgás tem um compromisso com a modernização sustentável do transporte público de Suzano. Que esse primeiro ônibus seja apenas o início da transição energética da cidade, para construirmos juntos uma Suzano mais limpa e eficiente.”
Para o prefeito Pedro Ishi (PL), a entrega representa um marco histórico e reafirma o compromisso da gestão com a sustentabilidade.
“Nosso objetivo é, gradativamente, substituir toda a frota movida a diesel por veículos a biometano. Em seguida, avançaremos também para os ônibus de coleta de lixo. Como prefeito, quero que nossa cidade seja referência em energia sustentável e inovação.”
O novo ônibus já começou a circular em Palmeiras, na região sul de Suzano, por conta do relevo local. Segundo o prefeito, nos próximos meses o veículo percorrerá toda a cidade.




