Vão até o dia 20 de junho as inscrições para o projeto “Educação e Direitos Humanos: um olhar interdisciplinar”, que irá oferecer sete oficinas gratuitas e presenciais em Mogi das Cruzes. São 50 vagas em cada curso, num total de 350 oportunidades de qualificação para professores, estudantes e demais interessados.
“As oficinas foram pensadas para promover e apoiar práticas educativas que propiciem o conhecimento e ações em Direitos Humanos conectados com a realidade de Mogi das Cruzes e região”, afirma Renan Castro, presidente da Associação Cursinho Popular Maio de 68.
Ele explica que os temas dos cursos foram definidos com o objetivo de propor o enfrentamento de desafios urgentes, entre eles: a insuficiente formação continuada de professores(as) voltada aos Direitos Humanos, a falta de estrutura curricular na formação docente sobre o tema e o acesso restrito ou inexistente da população em geral ao conhecimento nessa área — especialmente em escolas e universidades da região.
Os temas das sete oficinas são Educação em Direitos Humanos, Agroecologia popular e Direito à SAN (Segurança Alimentar e Nutricional), Educação antirracista: teoria e prática, Enfrentamento ao capacitismo, Mulheres plurais e suas lutas por garantias de direitos, Direitos LGBTQIAP+, além Moradia e Direitos Humanos na região do Alto Tietê.
“No ano passado promovemos oficinas online com a temática da Educação Ambiental e, desta vez, estamos muito satisfeitos por conquistar recursos para a realização dos cursos presenciais, todos eles na sede do Cursinho Maio de 68”, destaca o presidente da entidade, lembrando que o projeto é realizado por meio de emenda parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim por meio de recursos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
As oficinas vão ser ministradas por profissionais que são referências em suas áreas. As datas e horários das aulas variam de acordo com cada uma das oficinas.Todas essas informações podem ser consultadas no site https://cursinhopopularmaio68.com.br/.
A Associação
A Associação Cursinho Popular Maio de 68 foi fundada em 2017 por educadores e professores de Mogi das Cruzes com foco no acesso ao Ensino Superior para alunos da rede pública. Além do pré-vestibular gratuito, realiza também ações socioculturais, como a Ciranda: Feira Popular de Mulheres que promove feiras de Agroecologia e Artesanato no cursinho e o Projeto Mistura, que através da distribuição de refeições prontas em bairros periféricos, aborda a discussão da Segurança Alimentar e Nutricional.
Serviço:
Educação e Direitos Humanos: um olhar interdisciplinar
Inscrições: de 19/05 a 20/06 pelo site https://cursinhopopularmaio68.com.br/
Local: Associação Cursinho Popular Maio de 68 (Rua Dr. Paulo Frontin, 365, Centro)






