Novo secretário destaca desafios e garante reestruturação da segurança pública de Poá

José Ferreira de Souza assume a pasta a convite de Saulo Souza e é o primeiro GCM no cargo em toda a história poaense
Comandante Ferreira é o primeiro GCM de Poá a chefiar a Segurança Pública
Comandante Ferreira é o primeiro GCM de Poá a chefiar a Segurança Pública - Foto: Cecília Siqueira

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Aliando experiência, tecnologia e valorização profissional, o novo secretário de Segurança de Poá, José Ferreira de Souza, o Comandante Ferreira, primeiro servidor de carreira da GCM a ocupar o cargo na história da cidade e um dos únicos da região, assume a função com a missão de promover uma reestruturação na segurança pública do município. A nomeação do comandante da Guarda Civil, que atua há 17 anos na corporação, aconteceu no dia 30 de maio.

Em entrevista exclusiva à GAZETA, Ferreira afirmou que a prioridade inicial da gestão será reforçar a estrutura da GCM. Para isso, estão previstas medidas como a ampliação do efetivo, aquisição de novas viaturas, modernização do sistema de monitoramento por câmeras e a integração de dados com o Governo do Estado, por meio do programa Muralha Paulista, que inclui reconhecimento facial e inteligência artificial no combate ao crime.

Segundo o secretário, um dos principais objetivos no momento é proporcionar maior sensação de segurança à população e garantir a redução dos índices criminais. “Nossa meta é melhorar o patrulhamento, promover o combate à criminalidade e fiscalizar os estabelecimentos irregulares, além de combater a perturbação do sossego na cidade, que é um pedido constante dos poaenses também”.

Apesar do trabalho ainda estar no início, os indicadores atuais apontam avanços na cidade. Poá registrou uma queda de cerca de 29% nos roubos nos primeiros quatro meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para furtos de veículos e celulares.

O bom desempenho, que colocou o município entre os três com mais bem colocados da região que apresentaram a redução, é resultado também da ação conjunta da GCM com as Polícias Militar e Civil.

“Essa queda é fruto do trabalho integrado entre as forças policiais, o que contribui para uma maior sensação de bem-estar e confiança da população. Também contaremos em breve com a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros na cidade, que já foi garantida pelo governo estadual ao prefeito Saulo Souza. Dessa forma a cidade viverá um novo momento na segurança pública”.

Valorização

Além da integração, uma das bandeiras da nova gestão é a valorização dos guardas civis. Ferreira destacou a recente ascensão de carreira promovida pelo prefeito Saulo Sousa, que atendeu a uma demanda histórica da categoria.

“Após mais de 10 anos sem progressões, os guardas finalmente foram reconhecidos, tanto no cargo como na remuneração. Também foi retomado o pagamento do pró-labore para os policiais militares em Poá. Isso, sem dúvida, motiva os agentes a seguirem fazendo um trabalho de qualidade na cidade”.

Maria da Penha

A segurança das mulheres também terá atenção especial. Atualmente, a Patrulha Maria da Penha acompanha cerca de 500 mulheres com medidas protetivas, além dos atendimentos emergenciais diários. A cidade deve ainda firmar um convênio com o Ministério Público e o Judiciário para implantar o programa Guardiã Maria da Penha, reforçando o combate à violência doméstica.

Nomeação

Primeiro GCM nomeado secretário em Poá, Ferreira agradeceu a confiança depositada pelo prefeito Saulo Souza e destacou a importância desse reconhecimento.

“É uma honra entrar para a história da nossa região como o primeiro secretário de Segurança oriundo da tropa, da carreira. Sem dúvida minha história e a ação do nosso prefeito podem inspirar outras cidades a também olharem para suas corporações e verem nelas pessoas com capacidade para assumirem novos desafios”.

Para o chefe do Executivo, nomear o comandante para assumir a pasta foi uma consequência do trabalho já executado. “Tenho plena certeza de que, como secretário, ele vai continuar fazendo a diferença, agora em uma nova missão, com o mesmo compromisso de sempre”.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *