O Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) iniciou na quarta-feira (15) os atendimentos à população no prédio que até então abrigava a Santa Casa de Misericórdia. A alteração representa, aos olhos da administração municipal, um grande salto de qualidade, uma vez que vai ampliar vários serviços oferecidos no município e aprimorar o acolhimento realizado na própria unidade, que, além de seguir recebendo pacientes do SUS, oferecerá novos recursos.
Com a mudança, a Secretaria Municipal de Saúde estima um crescimento de até 15% no número de atendimentos realizados no complexo. O hospital terá um aumento na quantidade de cirurgias ortopédicas eletivas, a criação de cirurgias ginecológicas, urológicas e gerais eletivas, além da expectativa da implantação da UTI Infantil.
O HMS conta com 91 leitos, Pronto-Atendimento de Ortopedia, Pronto-Atendimento da Mulher, Posto de Coleta de Leite Humano, UTI Neonatal, UTI Adulto, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Ala Cirúrgica, Ala Médica, Raio-X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia e Ecocardiograma. Em 2023, a Santa Casa realizou 945 procedimentos cirúrgicos de Ortopedia, 15.048 atendimentos no Pronto-Atendimento da Mulher, 2.590 partos, 78.421 exames de Raio-X, 4.801 exames de Ultrassonografia, 25.371 Tomografias e 386 treinamentos.
Assim como o prédio da entidade, o atual Pronto-Socorro Municipal (Adulto e Infantil) também passa a ficar sob responsabilidade do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), órgão que assumiu os trabalhos nesses locais. A entidade venceu o chamamento público para locação do imóvel e dos equipamentos da entidade, medida encontrada para atender a recomendação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para que a intervenção na gestão do hospital, que ocorre desde 2009, pudesse começar a ser encerrada.


