sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

‘Nosso compromisso é fazer Mogi feliz novamente’, define Mara Bertaiolli

A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, projeta uma cidade mais justa, moderna e com qualidade de vida
Lailson Nascimento

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Aos 465 anos, Mogi das Cruzes revive a própria história para desenhar o futuro. No comando da prefeitura, Mara Bertaiolli (PL) diz que a missão é “respeitar o passado, agir no presente e planejar o amanhã”. Oito meses depois de assumir o cargo, ela garante que o município já respira novos ares, com projetos em andamento nas áreas de saúde, educação e mobilidade. Em entrevista exclusiva à GAZETA, Mara fala sobre os desafios da reconstrução, as parcerias políticas e a responsabilidade de ser a primeira mulher a governar Mogi. Confira:

GAZETA: Prefeita, a senhora é herdeira de um grupo político que já administrou Mogi em diferentes momentos, de Waldemar Costa Filho a Marco Bertaiolli. Onde o seu governo é continuação e onde é completamente diferente dessas gestões anteriores?

Mara Bertaiolli: O meu governo é continuação no amor, no compromisso, na transparência e na vontade de fazer cada vez mais por Mogi das Cruzes. Esse não é um grupo político. É um grupo de pessoas que gosta desta cidade, que voltou para recolocar Mogi das Cruzes no trilho do desenvolvimento econômico e da justiça social. Para que a nossa cidade seja novamente referência, como já foi, principalmente nas áreas da Saúde e Educação, retomamos importantes parcerias com os governos do Estado e Federal, garantindo os serviços e a qualidade de vida que a nossa população precisa e merece ter. Estamos aqui para respeitar o passado, fazer no presente e olhar sempre para frente. Mogi tem pressa de voltar a ser o que sempre foi. Estamos aqui para trabalhar e é isso que estamos fazendo todos os dias. 

GAZETA: Mogi cresceu muito nos anos Marco Bertaiolli, com obras de grande porte e atração de investimentos. O seu governo tem perfil mais voltado à reorganização interna. Isso é estratégia de momento ou traço que pretende marcar a sua gestão?

Mara Bertaiolli: Na verdade, nós estamos trabalhando em várias frentes. Não é segredo para ninguém que pegamos a prefeitura numa situação absolutamente complicada, com dívidas, serviços sem continuidade e estruturas danificadas. Então, esse ano, estamos com todos os nossos esforços voltados para reconstruir tudo isso e com o desafio de colocar as finanças em dia.

Mas nada disso impede ou desfoca o nosso olhar para o presente e para o futuro de Mogi, com grandes projetos. Precisamos fazer com que a nossa cidade cresça, mas com qualidade, planejamento e resultados. O que nós temos é um projeto de cidade elaborado por especialistas e um corpo técnico absolutamente competente e comprometido. O planejamento de presente e do futuro constrói uma mobilidade urbana moderna e eficaz, preserva o meio ambiente, gera emprego, amplia o acesso aos serviços e combate a desigualdade social. Uma cidade não é feita só de cimento e concreto e uma gestão eficiente vai ao encontro das pessoas.

GAZETA: O que a senhora pode dar como exemplo?

Mara Bertaiolli: Na área da saúde, estamos com ações planejadas e mutirões nas unidades, bairros e distritos para reduzir as filas de consultas, exames e cirurgias; retomamos a alimentação escolar com a qualidade que sempre teve e que recebeu o Prêmio da Melhor Merenda do Estado de São Paulo, em 2011, estamos reformando as escolas para voltarmos a ter a Educação de excelência, que transformou Mogi das Cruzes na Cidade do Saber.

Já estamos em andamento com os convênios e a elaboração do plano de trabalho para a abertura da primeira Maternidade Municipal, um prédio que ficou fechado há pelo menos 3 anos, a conclusão de importantes vias, como o corredor Nordeste da Perimetral, a duplicação da Pedro Romero, a Avenida Parque 1, que liga a Francisco Rodrigues Filho até a Avenida Antonio Almeida, que mudarão por completo toda a mobilidade de César de Souza e os impactos do trânsito na Praça do Habib’s. Tudo isso faz parte da implantação do Integra Mogi, que é um projeto de mobilidade definido a partir do crescimento da cidade para as próximas décadas. Temos investimentos em várias áreas, construção de Cempres, escolas e novas creches.

Enfim, estamos há 8 meses na gestão. Muito já foi feito, muito ainda tem para ser feito e vamos fazer. Essa é uma gestão que fala e faz.

GAZETA: Seu governo está no oitavo mês. Qual é o projeto de cidade que a senhora quer entregar até 2028? É uma atualização do que o Marco iniciou, uma retomada do modelo Waldemar ou algo completamente novo?

Mara Bertaiolli: Nós temos um modelo próprio de gestão, que respeita muito o passado de grandes gestores, como o seu Waldemar, o sempre prefeito Junji Abe, que abriu a nossa cidade para além das fronteiras do desenvolvimento, e do atual conselheiro do TCE, Marco Bertaiolli, que tive a honra e o orgulho de acompanhar tudo de perto, como presidente do Fundo Social por 8 anos. Foi um governo focado nas grandes necessidades da cidade, nas pessoas e na mogianidade que carregamos como um gesto de quem ama essa cidade. Trazemos tudo o que há de bom em cada gestão, inovamos e fazemos o que tem que ser feito, o que dá resultado. Tudo com muito cuidado e responsabilidade.

GAZETA: O Integra Mogi e o saneamento básico universalizado são pautas que atravessam gestões. Como garantir que essas obras se mantenham como prioridade mesmo em futuros governos?

Mara Bertaiolli: Com a retomada das parcerias dos governos do Estado e Federal, a credibilidade de um governo sério, comprometido e transparente. Conquistamos junto ao governo do Estado o maior investimento em saneamento básico da história da nossa cidade. Vamos ter 100% do esgoto coletado e tratado sem gastar um real do município. Tudo será feito pelo governo do Estado. Quando chegamos na prefeitura, a obra do corredor Nordeste estava com aproximadamente 20% da sua execução. Chamamos a empresa, renegociamos o contrato, colocamos as coisas em dia e hoje já estamos com mais de 60% da obra da pronta. Anunciamos, há menos de um mês, a duplicação da Avenida Pedro Romero e as obras já estão sendo executadas pela iniciativa privada, também sem gastos para a prefeitura. É tempo de conquistas. Mogi e todos os mogianos e mogianas merecem isso!

GAZETA: Como a senhora avalia o papel de Marco Bertaiolli, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, na sua gestão? Ele atua como conselheiro político informal, como ponte para o Governo do Estado, ou mantém uma postura de distanciamento institucional?

Mara Bertaiolli: O Marco, hoje, é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e está focado em exercer, como sempre fez, o cargo dentro da mais absoluta transparência e legalidade. Além de esposo, é meu conselheiro pessoal, um parceiro de vida que confio, converso e debato ideias. Pra mim, um grande exemplo.

GAZETA: No governo Waldemar, a cidade tinha forte articulação com o Estado. No governo Marco, o foco foi ampliar recursos federais. Qual será a principal frente de articulação política do seu mandato?

Mara Bertaiolli: Retomamos parcerias com o Governo do Estado, com os deputados Marcos Damásio, André do Prado, hoje presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o deputado federal Marcio Alvino e com todos aqueles que estejam dispostos a ajudar a nossa cidade. Um município não consegue atender a todas as demandas sozinho. Não há e nunca haverá orçamento para isso. Precisamos de investimentos, recursos, programas e serviços de excelência para a nossa população. Então, não importa onde estarão as soluções, se no governo do Estado ou Federal. Vou onde precisar para melhor a vida das pessoas.

É preciso ressaltar ainda a nossa parceria absolutamente transparente e respeitosa com a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Temos um diálogo aberto em que o único objetivo é a nossa cidade e a sua população. Agradeço muito o apoio e a confiança dos parlamentares, que estão ao nosso lado para o bem da cidade, fazendo sugestões, críticas, apontamentos, mas sempre com muito respeito e independência entre os Poderes.GAZETA: Seu governo é o primeiro de uma mulher em Mogi. Como quer que essa marca política seja lembrada?

Mara Bertaiolli: Ser a primeira prefeita mulher é uma honra imensa e só tenho a agradecer toda a confiança dos mogianos e mogianas. Não quero ser lembrada por uma marca política. Sou uma prefeita que quer mudar a vida das pessoas para melhor, que acolhe, escuta e faz. Esse é o meu objetivo e é para isso que fui eleita.

GAZETA: Qual é a mensagem que a senhora deixa aos mogianos às vésperas do aniversário de 465 anos de Mogi?

Mara Bertaiolli: Contem comigo. Vamos juntos fazer Mogi feliz novamente. Parabéns a esta cidade que tem aquilo que ninguém mais tem: você, cidadão mogiano!

 

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -