sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

No papel, aposentado já tem montadas as Santas Casas de Itaquá e de Biritiba Mirim

Construir uma Santa Casa em Itaquaquecetuba e uma base de apoio a ela em Biritiba Mirim é o sonho do aposentado Jerson de Castro Vaz, 81 anos. Da teoria à prática, a missão é impossível, e, nos dois campos, está um tanto fora da realidade ao se ver a situação complicada da área.
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Idoso busca parceria para construir unidades de saúde em duas cidades da região

Por Aristides Barros / Foto: Lailson Nascimento

Construir uma Santa Casa em Itaquaquecetuba e uma base de apoio a ela em Biritiba Mirim é o sonho do aposentado Jerson de Castro Vaz, 81 anos. Da teoria à prática, a missão é impossível, e, nos dois campos, está um tanto fora da realidade ao se ver a situação complicada da área. O sistema público de saúde do país vive de chapéu na mão à espera de verbas do Estado e da União, que saem, mas em conta-gotas e, quando saem, vem a suspeita de que são desviadas para finalidades nada saudáveis.

Apesar disso, ao menos parte do sonho do idoso já está concretizado em documentos registrados, em 2019, nos cartórios de Poá e Itaquá. Vencida a fase inicial de uma das etapas burocráticas na “oficialização” das santas casas, agora começa a dureza. De chapéu na mão, Jerson concorre com o sistema público nacional de saúde atrás de recursos. Falou que já ouviu uma avalanche de negativas do setor empresarial que lhe bateu a porta na cara.

O octogenário afirma que não vai desistir do intento, e é esperançoso de que o atual prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues (PP), acene positivamente à ideia e tente a cessão de uma área pública para a construção da unidade de saúde. “Penso que seria de muita ajuda à população de Itaquá e também para a minha própria saúde”, revela, pontuando os problemas que enfrenta devido sua idade, pois ele também sente na pele os dramas de todos que dependem do sistema público de saúde.

Apoiando o intento de Jerson, estão pessoas de projeção política e social tanto em Itaquá como em Biritiba. Na primeira cidade, que é a “sede” do sonho do aposentado, aparece o médico Ronaldo Vlademir Ferreira, o Dr. Ronaldo, que já foi vereador e vice-prefeito de Itaquá na gestão do então prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia.

Já em Biritiba Mirim, onde ele tem a expectativa de cessão de uma área pública para a construção de mais uma santa casa, está a comerciante Adnélia Borges dos Santos, a “Néia Calçados”. Ela foi candidata a prefeita de Biritiba nas eleições de 2018, ficando em quarto lugar no pleito eleitoral.

Dr. Ronaldo, Néia Calçados e mais sete pessoas compõem a diretoria executiva da entidade nomeada Irmandade da Santa Casa de Saúde e Maternidade Filantrópica de Itaquaquecetuba, que também conta com mais 18 fundadores, além do próprio fundador-presidente, Jerson de Castro Vaz. Como cantou Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -