Os moradores do Parque Rodrigo Barreto, em Arujá, estão satisfeitos com a ampliação da USF (Unidade de Saúde da Família) que existe no bairro, o mais populoso da cidade. Com a reformulação do prédio, sua capacidade mensal de atendimento foi ampliada em 50%. Também houve o aumento na quantidade de remédios controlados disponíveis na farmácia da USF.
A reabertura do espaço, que ficou fechado apenas seis meses para sua reformulação, aconteceu na quarta-feira (9), e contou, evidentemente, com a presença do prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, e do secretário de Saúde de Arujá, Leonardo Reis.
“A entrega das obras da UBS Barreto garante um salto qualitativo no atendimento em saúde dos arujaenses deste bairro gigante da cidade. Era um investimento esperado pelos moradores que já dispõem de instalações amplas e modernas, exatamente como tem de ser”, afirmou Dr. Camargo.
Localizada na Rua Pedro Severino Martins, 231, no Parque Rodrigo Barreto, a USF Dona Avelina Maria Rosa (nome da unidade) agora possui cinco novos consultórios médicos.
“Agora a gente tem uma sala de grupo, onde estamos fazendo atividades coletivas com psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. A USF abrange o bairro e adjacências. E aqui são feitos sete mil atendimentos por mês; até 10 mil, incluindo os atendimentos da farmácia”, relatou Ângela Cristina de Souza Almeida, gerente da USF.
A reformulada unidade conta com salas de enfermagem, de coleta laboratorial, eletrocardiograma e de vacina – com geladeira e gerador de energia para evitar perda de doses, caso a energia acabe. Sua farmácia também foi ampliada, além de haver banheiros acessíveis a pessoas com necessidades especiais. Há, inclusive, um elevador para garantir a acessibilidade desses pacientes.
Para o motorista Aguinaldo Moraes, morador do Parque Barreto há 30 anos, “a qualidade melhorou em 90%, muito bom mesmo, ficou perfeito”.

“O prefeito está trabalhando bem, a gente só tem a agradecer a Prefeitura de Arujá”, acrescentou.


