Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.
Compartilhar
Em Mogi das Cruzes, Jundiapeba é um dos maiores distritos da cidade, com aproximadamente 90 mil habitantes. No início, o bairro era chamado de “Campos de Santo Ângelo”, e só nos anos 1940 passou a se chamar Jundiapeba, por conta dos rios “Jundiahy” e “Tayaçupeba”, que cortam a região.
O distrito possui uma das quatro estações de trem da Linha 11 da CPTM, o que demonstra a grande importância e relevância no deslocamento dos moradores. Com o passar dos anos, Jundiapeba tem se desenvolvido cada vez mais na área da saúde, educação, segurança e também no aumento da construção de empreendimentos imobiliários, desde condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida como os particulares, que trazem ainda mais visibilidade e valorização para o local.
Para o comerciante Osvaldo Ferreira, de 66 anos, o bairro só tem a ganhar com as mudanças, e citou uma importante: “Com a vinda dos empreendimentos imobiliários, a tendência é o bairro melhorar e ganhar visibilidade. Antigamente era difícil o acesso aqui e a rotatória possibilitou a entrada para o bairro. Jundiapeba tem que crescer junto com Mogi e ser cada vez melhor”, comentou.
Foto: Bruno Arib
Segundo o prefeito Caio Cunha (PODE), pelo tamanho demográfico do distrito, muito já foi investido, principalmente na área da saúde e na educação infantil, como por exemplo a construção da Escola Viva Jundiapeba, que tem previsão de ser entregue em janeiro do ano que vem e possui um ensino diferenciado.
“O bairro irá receber também a pavimentação no Nova Jundiapeba, após a conclusão das obras de esgotamento sanitário, e também a Praça da Cidadania, localizada próximo ao Polo de Segurança, nos próximos meses”, anunciou o prefeito.
Foto: Bruno Arib
MUDOU PARA MELHOR – Não dá para negar que Jundiapeba possuiu alguns estigmas, principalmente no nome dos Conjuntos Habitacionais, como é o caso do Bezerra de Mello, popularmente chamado de “Carandiru”, que em abril deste ano recebeu o 2º Espaço de Brincar da cidade, levando reforma da quadra de esportes, construção de um parque naturalizado, além de muitas outras melhorias no entorno.
A aposentada Lorete Maria dos Santos, 61, moradora do bairro há pelo menos 35 anos, diz estar vivendo a melhor fase do distrito: “Deus me deu vida para eu ver esse lugar melhorar. Agora eu estou no ‘céu’ e meus netos estão no paraíso. Os ônibus têm fácil acesso, está chegando melhorias para o condomínio, e em vista do que era, a criminalidade baixou bastante”, comentou.
Foto: Bruno Arib
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Segurança, o número de roubos e furtos registrados na região pela GCM diminuiu 26% neste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, em 2023 foram contabilizados 11 furtos e cinco roubos em Jundiapeba. E em 2022, o número foi de 32 e oito, respectivamente.
Uma das medidas para aumentar a segurança no local foram as instalações de dois totens de segurança localizados nas proximidades da Estação da CPTM e na Praça da Liberdade, além da base da Guarda Municipal, na Avenida Lourenço de Souza Franco, que permite que o atendimento de ocorrências em Jundiapeba seja feito mais rapidamente.
O distrito ainda abrange grandes equipamentos de saúde importantes para toda a cidade, como a Unica (Unidade Clínica Ambulatorial), que é um centro de especialidades.
“Aos poucos o bairro tem melhorado. Mas ainda há muito o que fazer”, diz Osvaldo Ferreira sobre o futuro do distrito, em que o sonho dele é poder ver o bairro cada vez mais acessível a toda a população.