sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Mogi supera São Paulo em ocorrências na rede elétrica causados por pipas com cerol

Empinar pipas com rabiolas metálicas ou linha chilena pode causar acidentes graves, desligamentos de energia e danos à rede de transmissão
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Como parte da campanha de conscientização “Pequenas Atitudes. Grandes Consequências”, a ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no país, reforça o alerta sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica. O uso de rabiolas metálicas e linhas cortantes (como cerol e linha chilena) pode causar acidentes fatais, além de interferências graves no fornecimento de energia elétrica.

Segundo levantamento realizado pela empresa, até julho de 2025, foram registradas 332 ocorrências de interferência em linhas de transmissão da companhia causadas por pipas no Estado de São Paulo. Mogi das Cruzes é o município mais atingido, com 58 casos, ultrapassando a capital, São Paulo, que contabilizou 40 ocorrências no mesmo período. Já em 2024, de janeiro a dezembro, foram contabilizadas 1.206 ocorrências, com a cidade de São Paulo liderando com 445 casos, seguida por Mogi das Cruzes (169). Essas interferências representam um risco à segurança da população e podem causar interrupções no fornecimento de energia.

Ocorrência em Mogi das Cruzes serve de alerta

Em 2024, uma intervenção emergencial foi necessária na linha de transmissão de 440 kV Mogi Mirim 3 – Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes, após um cabo para-raios ser danificado por linha chilena, material altamente cortante usado em pipas.

“Preservar a integridade da rede de transmissão é preservar a segurança de todos. Linhas cortantes colocam em risco a vida de quem solta pipas e de toda a população que depende dos serviços essenciais alimentados por energia elétrica”, afirma Elder Kobayashi, gerente de Operações da ISA ENERGIA BRASIL.

 

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -