Prefeitura deve estabelecer um diálogo com a CPTM e o Governo do Estado
Por Giovanna Figueiredo / Fotos: Bruno Arib
Espera. Essa é palavra que melhor define o que passam os pedestres que circulam diariamente pelas passagens de nível da CPTM, em Mogi das Cruzes. No Centro, próximo à estação Mogi das Cruzes, foi construído o túnel Tirreno da San Biagio para os veículos, no entanto, a população segue desassistida. Além dessa, há ainda outras três passagens de nível na cidade.
A equipe da GAZETA esteve na passagem de nível do Centro por aproximadamente 20 minutos, e neste período, a cancela foi fechada três vezes. Pessoas relataram que constantemente perdem ônibus, trem, horário de compromissos ou até mesmo chegam atrasadas no trabalho. Todos esses problemas poderiam ser evitados se a passarela, contida no projeto que modificou a área central da cidade e construiu o túnel, saísse do papel.
“Eu moro aqui desde que nasci, e isso nunca muda. Tá tudo errado. Já que não tem a passarela, antes tinha aqueles escadas, podiam pelo menos alargar a via. Eu tenho que passar aqui de bicicleta e, quando tem bastante gente, não dá”, explicou Alexandre, 50 anos.
Neuza Machado, 81, que reside em Mogi há 68 anos, diz que ainda tem esperança de ver uma passarela “bonita” ali no Centro.
“Eu passo aqui umas três vezes por dia, e é sempre assim, mas já foi pior. Acho que logo eles vão fazer uma passarela aqui pra gente”, destacou.
O que diz a prefeitura
A GAZETA procurou a prefeitura para saber o que o prefeito Caio Cunha (PODE) pretende fazer para dar mais um passo para resolver o problema das cancelas. Por nota, a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal afirmou que “a Secretaria de Transportes vem realizando avaliação técnica dos aspectos ligados à engenharia de tráfego na busca por soluções para melhorar a mobilidade urbana em Mogi, com atenção especial para os pontos críticos que geram gargalos para a circulação de veículos e do transporte coletivo.”
A https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração disse, ainda, que será estabelecido um diálogo direto com a CPTM e o Governo Federal e serão ouvidos comerciantes e moradores para a formatação de propostas que tragam impacto positivo para melhoria da mobilidade urbana e para a comunidade. Por fim, a Pasta de Transportes destacou que segue adotando ações para a melhoria do trânsito no entorno das passagens em nível.