O prefeito Caio Cunha (PODE) recebeu na sexta-feira (10), no gabinete, a visita do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, e destacou as ações realizadas por Mogi das Cruzes nos últimos três anos para estimular o crescimento do setor.
Foram mais de 6 mil empresas criadas na atual gestão, que obteve o resultado expressivo apesar de todos os desafios provocados pela pandemia e seus efeitos econômicos e sociais. O prefeito mogiano entregou um ofício ao ministro solicitando apoio às iniciativas que beneficiam as micro e pequenas empresas.
“Mogi das Cruzes deu um salto no desenvolvimento nos últimos três anos. No período pós pandemia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação criou um comitê que orienta os empreendedores. Criamos esse ecossistema favorável para que as empresas fossem atraídas para a nossa cidade. Os números revelam que elevamos a economia e a geração de empregos”, comentou Caio Cunha.
No ofício entregue ao ministro, a prefeitura solicita o desenvolvimento de ações que potencializem o fomento para a inovação voltada às micro e pequenas empresas em Mogi, tendo em vista se tratar de um fator determinante na ampliação da competitividade. Também pede o fortalecimento, a estruturação e a implementação de políticas de microcrédito aos empreendedores – potenciais ou já atuantes –, já que estas possibilitam a multiplicação dos negócios e aceleram o desenvolvimento social.
O ministro Márcio França destacou o potencial do município: “Nosso papel à frente do Ministério é desenvolver o empreendedorismo em todo o Brasil. Viemos para Mogi porque é uma cidade que já demonstrou um potencial importante nesse setor. Temos o objetivo de identificar, orientar e financiar os empreendedores para fomentar o crescimento econômico”, ressaltou.
Investimentos
Durante a reunião, Caio Cunha enumerou ações realizadas pela prefeitura que contribuem para criar um ambiente de negócios favorável.
Um exemplo é o Nova Mogi, o maior programa de recapeamento da história de Mogi das Cruzes. Com investimento de R$ 205,9 milhões, inclui mais de 150 vias atendidas, com extensão mínima de 130 quilômetros e abrangência de 70% dos bairros da cidade, assim como vias como a Estrada Velha de Sabaúna, Estrada da Volta Fria e Estrada do Taboão.
Na área de segurança, a administração municipal inaugurou o COI (Centro de Operações Integradas), que conecta mais de 500 pontos de monitoramento, em um investimento de R$ 30 milhões. A central recebe imagens das câmeras de monitoramento e da muralha eletrônica, com câmeras nas entradas e saídas da cidade, incluindo os totens (10 em pontos estratégicos, 30 em escolas). O trabalho inclui a utilização de Inteligência Artificial na análise de dados das informações e imagens.



