As quatro linhas operadas diretamente pelo Metrô de São Paulo começarão a funcionar 24 horas aos sábados. A medida será adotada em regime experimental, sempre de sábado para domingo, a partir deste dia 6 de dezembro e permanecerá em vigor durante todos os fins de semana até fevereiro de 2026, período em que a operação será avaliada.
O objetivo do teste é analisar a demanda potencial, a viabilidade técnica e operacional e os ajustes necessários para atender a uma antiga reivindicação de passageiros, turistas e trabalhadores que circulam pela capital paulista durante a madrugada.
Com a nova operação, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas ao longo da madrugada, permitindo embarques e desembarques em todas as estações. Não haverá, porém, transferência para outras linhas de metrô administradas por concessionárias, nem para as linhas de trem, que permanecerão fechadas nesse período.
Os trens irão circular entre 0h e 4h40, com intervalos de 20 a 30 minutos. Na Linha 2-Verde, excepcionalmente nos trechos entre Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, a operação será feita em via singela, com os trens circulando nos dois sentidos pela mesma via. No trecho entre Clínicas e Sacomã, assim como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será realizada com as duas vias de circulação.
Na Linha 15-Prata, o atendimento da madrugada será feito inicialmente por ônibus gratuitos do sistema PAESE devido aos testes com o trem da nova frota. Após a conclusão dos testes, a oferta será reavaliada e poderá ser ajustada conforme a demanda dos fins de semana seguintes.
Durante o horário estendido, as bilheterias estarão fechadas. Passageiros sem Bilhete Único ou TOP poderão adquirir passagens nas máquinas de autoatendimento, pela Carteira Google ou via WhatsApp (11 3888-2200). Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, será possível entrar por meio de pagamento por aproximação com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro, essa facilidade será ampliada para as linhas 2-Verde e 15-Prata.
>> Faça parte do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.
Retomada pós-pandemia
Durante o período mais crítico da pandemia, a demanda de passageiros chegou a cair 83%. Desde então, o sistema vem recuperando movimento gradativamente e hoje opera com cerca de 80% do volume anterior a 2020 — aproximadamente 3 milhões de pessoas por dia.
Para atrair mais usuários e oferecer opções de mobilidade para grandes eventos — como Carnaval, The Town, Lollapalooza, Só Track Boa, NFL e Cena 2K — o Metrô tem adotado estratégias que mostram a eficiência e segurança do sistema também em contextos de lazer, cultura e entretenimento. A operação 24 horas aos sábados integra esse conjunto de iniciativas, buscando aproximar novos públicos e fortalecer o uso do transporte público na capital.



