A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou na sexta-feira (28) o maior pacote de obras já realizado no Distrito de Jundiapeba. O conjunto de intervenções, que inclui pavimentação, saneamento e a licitação da nova ponte da Volta Fria, ultrapassa R$ 87 milhões em investimentos e chega como um presente para o bairro, que completa 87 anos neste domingo (30).
Ao todo, 34 ruas da Vila Nova Jundiapeba e de Jundiapeba receberão pavimentação, em um projeto que soma mais de 10 km de vias recuperadas e 87 mil m² de melhorias, incluindo 20 mil metros de guias e sarjetas. O início das obras está previsto para 6 de janeiro de 2026, começando pela implantação da rede de esgoto. Serão 2.066 novas ligações, etapa considerada essencial para que o pavimento seja executado de forma definitiva, assunto que é demanda antiga dos moradores. A prefeitura estima que todo o pacote deve durar cerca de dois anos para ser concluído.
Segundo a prefeita Mara Bertaiolli (PL), o investimento representa uma mudança histórica para os moradores que convivem há anos com barro, poeira e problemas com esgoto e alagamentos.
“Vamos tratar o esgoto e fazer a rede em todos os cantos da Vila Nova Jundiapeba. Depois disso vamos pavimentar toda a região. É uma pavimentação completa que iremos fazer, não apenas asfalto, porque precisamos garantir que a água seja drenada”, afirmou Mara.
Além das ruas internas, a prefeitura também confirmou a futura pavimentação da avenida Áurea Martins dos Anjos, via estratégica que deve aliviar o trânsito da SP-66 e abrir um novo corredor de circulação e desenvolvimento no distrito.
NOVA PONTE– Outro anuncio importante foi a oficialização da obra da nova ponte da Volta Fria, aguardada há anos pela população. A prefeita destacou que a licitação já foi publicada pelo Governo do Estado.
“Agora é oficial, saiu no Diário Oficial. A ponte da Volta Fria vai sair. Com essa ponte reformada, ônibus e caminhões poderão passar. É desenvolvimento, é olhar com carinho por Jundiapeba”, disse.
O pacote anunciado representa uma das maiores intervenções estruturais já realizados em Jundiapeba e chega em um momento considerado estratégico pela administração municipal.
Para Mara, as obras marcam uma virada histórica no desenvolvimento do distrito, que há anos vive com problemas de infraestrutura: “Não teremos mais esgoto a céu aberto, vamos trazer dignidade, vamos trazer saúde para os moradores daqui. Nós precisamos cuidar primeiramente do esgoto, até porque, como que a gente faz uma pavimentação sem antes cuidar do esgoto? Não tem como. Primeiro você trata o esgoto e depois faz a pavimentação.”





