sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Livro traz a história da saga nipônica em Arujá

A imigração japonesa em Arujá foi iniciada em 1927
Aristides Barros

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O professor e historiador Cláudio Soares de Sousa e o sociólogo João G. Machado estarão, em julho, na Associação Cultural de Arujá para o lançamento e noite de autógrafo do livro “A imigração japonesa em Arujá: a saga de um povo em busca de um sonho”.

A obra “escrita a duas mãos”, por ambos os pesquisadores, traz fatos marcantes e surpreendentes do povo da Terra do Sol Nascente, que chegando ao Brasil foram se dispersando por várias partes do país, enriquecendo ainda mais a diversidade da cultura brasileira.

No caso específico da obra literária, ela conta um pouco da história e resgata a memória da comunidade nipônica no crescimento de Arujá. A imigração japonesa em Arujá foi iniciada em 1927.

Entre pesquisa e redação foram consumidos cinco anos de trabalho, atravessados durante a pandemia da Covid-19. São mencionadas cerca de 700 pessoas da comunidade nikkei. Para contar sobre a vida das pessoas, os autores partiram da história da imigração japonesa.

O livro contém relatos narrados por descendentes diretos dos imigrantes nipônicos, com alguns deles relembrando com riqueza de detalhes os sentimentos e as experiências que seus antepassados viveram ao aportar em “terra estranha”.

O lançamento da obra está previsto para o dia 18 de julho, a partir das 19 horas. A Associação Cultural de Arujá (Kaikan) fica à Avenida Adília Barbosa Neves, 887, Jordanópolis, em Arujá. Vale aguardar para conferir e adquirir o livro.

FICHA TÉCNICA

Livro – A imigração japonesa em Arujá: a saga de um povo em busca de um sonho
Editora Scortecci, ano 2024, 444 páginas. R$ 130.
Contatos: joao-machado@uol.com.br ou dinhoswp@gmail.com

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -