Marcelo Barbosa narra e interpreta a própria história de vida para um terapeuta que é ele mesmo
Da Redação / Fotos: Divulgação
O livro Favela no divã, no formato digital, ganhou espaço nas principais plataformas de e-book. A comercialização acontece na Amazon, Americanas, Apple Books, Barnes & Noble (EUA), Google Play, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).
Após colocar um projeto editorial na gaveta por ameaça de morte, seis anos depois, o ex-morador da favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo, divulga o lançamento do livro digital: Favela no divã. Marcelo Barbosa, de 36 anos, é Pedagogo, Jornalista e estudante de psicanálise.
O autor, que mora atualmente em Ferraz de Vasconcelos, narra e interpreta a própria história de vida para um terapeuta que é ele mesmo. Em uma autoanálise, ele apresenta registros e desabafos daquilo que procurou descobrir: sua ligação com a favela, e o seu desejo de sair dela.
O prefaciador do livro, Leontino Faria dos Santos, Mestre em Ciências da Religião, Teólogo, pedagogo e psicanalista, descreve a obra como uma leitura que prende a atenção. “É uma leitura agradável, emocionante e produtiva. Não apenas prende a nossa atenção pelo que nos mostra, de dentro para fora, sobre a vida na favela, como também permite ao leitor, conhecer vários e significativos aspectos da prática psicanalítica”, ressaltou.
O autor, Marcelo Barbosa, garante que a leitura vai trazer um gostinho de quero mais. “Eu organizei o livro em uma trilogia para que o público leitor não tenha medo de um amontado de páginas e possa ter uma experiência de leitura reflexiva e saborosa, então este primeiro volume é só o começo”, disse o escritor.
Para os amantes do livro impresso, a obra Favela no divã pode ser adquirida no site da editora Viseu, pelo link: https://www.eviseu.com/pt/livros/2339/favela-no-diva/ .
Em breve o livro físico estará também na Amazon, Americanas, Magazine Luisa, Shoptime e Submarino. O livro de 14×21 cm e 64 páginas iniciou o pré-lançamento no dia 24 de setembro de 2021, um dia depois do aniversário da morte de 83 anos do pai da psicanálise, Sigmund Freud. (06/05/1856-23/09/1939).
Sinopse
Não foi bem um sonho, mas um pesadelo. Um jovem da favela julga sua estrutura de vida e é morto pelos parentes. O conteúdo onírico pode acontecer?
A interpretação dos sonhos de Freud e a psicanálise vira sua busca. Uma igreja o tira do ambiente vivido, ele sofre retaliação e suas crenças são incorporadas na própria favela em uma autoanálise. Parece que o jovem entra em um processo de individualização para sua vida ser um livro aberto.