Na última semana, um dos assuntos mais comentados em todo o país foi o caso dos 207 trabalhadores resgatados na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, em trabalho análogo à escravidão enquanto prestavam serviços colhendo uvas para três grandes vinícolas, Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton.
Depois da grande repercussão, a história ganhou um novo capítulo absurdo, desta vez na cidade vizinha, Caxias do Sul, onde o vereador Sandro Fantinel (Patriotas) subiu ao púlpito da câmara municipal e, para defender os escravizadores, disparou uma série de ofensas aos trabalhadores, em sua maioria oriundos da Bahia.
Em seu discurso, o parlamentar pede que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, e sugere que se dê preferência a empregados vindos da Argentina, que, segundo ele, seriam “limpos, trabalhadores e corretos”. Ele ainda disparou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor.”
As falas de Fantinel geraram uma grande indignação pela opinião pública nacional, fazendo com que políticos até de outros estados e projeção nacional se posicionassem pedindo a cassação de seu mandato.
Confira alguns Tweets de lideranças políticas sobre o caso:
https://twitter.com/lucianagenro/status/1630682415915053064?s=20
URGENTE! Entrei com uma representação junto ao MP-RS para apurar crime de racismo cometido pelo vereador bolsonarista Sandro Fantinel, de Caxias do Sul. Em discurso na Câmara, ele defendeu o trabalho escravo e proferiu ataques contra o povo nordestino que me recuso a reproduzir.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 1, 2023
Inaceitável! Vereador de Caxias do Sul, Sandro Fantinel, destila xenofobia na Tribuna contra os Nordestinos que denunciaram situação de trabalho escravo em vinícolas do Rio Grande do Sul. Não podemos tolerar mais esse tipo de comportamento dos “representantes” do povo! pic.twitter.com/iM9GyhcQ0D
— Erika Kokay (@erikakokay) February 28, 2023
O Sr. Sandro Fantinel, do "Patriota" de Caxias do Sul, defendeu que empresas agrícolas contratem argentinos. Ofendeu com ataques racistas e xenofóbicos os nordestinos, e como se não bastasse, tentou normalizar o trabalho escravo. Que seja cassado e responda pelos crimes de ódio. pic.twitter.com/W2CKTCka0x
— Túlio Gadêlha (@tuliogadelha) March 1, 2023
O vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel deve ter quebrado na noite de ontem o recorde de mais bosta falada em tão pouco tempo.
Cerca de 200 trabalhadores baianos foram resgatados de uma vinícola no Rio Grande do Sul em condições análogas à escravidão. pic.twitter.com/qzrWmjJhje
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) March 1, 2023


