Publicidade
27/03/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O curso acontece entre os dias 31 de março e 2 de abril
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Norman teve uma parada cardiorrespiratória

Itaquaquecetuba terá campanha de doação de sangue no dia 10 de setembro

No dia 10 de setembro, das 9h às 15h, a secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba e o Hemocentro São Lucas vão promover uma campanha de doação de sangue no Ginásio Municipal de Esportes "Sumiyoshi Nakaharada", na Vila Japão. A campanha faz parte da comemoração dos 461 anos da cidade.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Podem doar sangue pessoas que estão em bom estado de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem mais de 52 kg

Da Redação / Foto: Divulgação

No dia 10 de setembro, das 9h às 15h, a secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba e o Hemocentro São Lucas vão promover uma campanha de doação de sangue no Ginásio Municipal de Esportes “Sumiyoshi Nakaharada”, na Vila Japão. A campanha faz parte da comemoração dos 461 anos da cidade.

Podem doar sangue pessoas que estão em bom estado de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem mais de 52 kg. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar se já tiver feito isso alguma vez antes dos 60.

No dia, é necessário que a pessoa esteja alimentada, tenha dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, aguarde 1h30 após o almoço, evite alimentos gordurosos por 3h e bebidas alcoólicas pelas 12h que antecedem a doação de sangue.

“Os bancos de sangue sofreram impacto com a pandemia e ficaram com os estoques baixos, mas a demanda não parou. Doar sangue pode ajudar pessoas que necessitam de transfusão e até salvar vidas. É um gesto solidário e seguro”, declarou o prefeito Eduardo Boigues (PP).

O atendimento será realizado com agendamento prévio por este link: https://cutt.ly/RWtaGzf e, no dia 10 de setembro, é necessário apresentar o documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados do responsável legal. O ginásio fica na rua Santa Rita de Cássia, 173 – Vila Japão, em Itaquaquecetuba.

Requisitos

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem, com intervalo de dois meses a cada doação, e de três doações anuais para a mulher, com intervalo de três meses. Não poderão doar mulheres no período pós-gravidez com menos de 90 dias de parto normal e 180 dias de cesariana ou, ainda, amamentando em até 12 meses após o parto.

Também não podem doar temporariamente pessoas que estiverem com gripe, resfriado, febre e diarreia, sendo necessário aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas. Se foi infectado com Covid-19, precisa aguardar 30 dias após alta médica e cura, e se teve contato com alguém que positivou, terá que aguardar 15 dias. Doze meses é o prazo mínimo para doar sangue caso tenha sido exposto a situações de risco de infecções sexualmente transmissíveis.

Quem fez tatuagem, micropigmentação e piercing ficam restritos por seis meses à doação, assim como piercing na cavidade oral ou região genital, mesmo após esse tempo. Outras restrições são para quem fez transfusão de sangue há menos de um ano ou fez endoscopia, colonoscopia e nasofibroscopia há menos de seis meses. 
Extração dentária, cirurgias, epilepsia e convulsão serão avaliadas na triagem clínica. No caso de vacinação, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13022