sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Itaquá inaugura Ecoponto Morro Branco, o 21º de sua história – e da gestão Boigues

Este é o 21º equipamento do tipo da cidade, tendo todos sido implementados na gestão Eduardo Boigues
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na tarde de quarta-feira (7), a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou o Ecoponto Morro Branco. Este é o 21º equipamento do tipo da cidade, tendo todos sido implementados na gestão Eduardo Boigues (PL). O ecoponto funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e recebe móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos de construção civil e lâmpadas.

Os recursos para a construção vieram da Peralta Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana do município, como uma contrapartida do contrato público. No início de seu primeiro mandato, Boigues acordou com a empresa a construção de 22 ecopontos. De acordo com o prefeito, porém, a prefeitura custeará a construção de mais dois depois da conclusão destes, somando 24 ao todo.

“Essa é uma PPP [Parceria Público-Privada] com a empresa Peralta, que faz a coleta, transporte e destinação final de todo o lixo doméstico de Itaquaquecetuba. Esse contrato, de 30 anos, foi feito pela gestão passada e nós só estamos cobrando a execução de suas cláusulas, seus deveres, e um dos deveres da Peralta era a implantação dos 22 ecopontos”, explicou.

O próximo a ser inaugurado será no Jardim Josely. Os outros dois ainda não tiveram suas localidades divulgadas.

“Hoje nós somos referência no Alto Tietê no número de ecopontos, e isso mostra o comprometimento da gestão com a responsabilidade ambiental”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmin Zampieri.

Em sua fala durante o evento de inauguração, ela destacou que o local onde hoje está o serviço era considerado um ponto viciado de descarte irregular. “Ele fica aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h, então não tem mais desculpa para fazer o descarte irregular”, disparou.

Políticas Ambientais

Na pauta ambiental, o primeiro mandato de Eduardo Boigues teve como destaques, além dos ecopontos, o reestabelecimento da Guarda Ambiental, que estava desativada. Questionado pela GAZETA, o prefeito disse que, para este segundo momento, a ideia é “ir além”, voltando as atenções para a coleta seletiva.

De acordo com ele, a prefeitura pretende ampliar a atuação da Itaquá Recicla, cooperativa de reciclagem recém inaugurada, construindo um novo Centro de Triagem, além de já ter um montante de cerca de R$ 5 milhões, oriundo do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), para a implantação de uma segunda cooperativa.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -