A formatura da primeira turma de guardas civis municipais de Santa Isabel também marcou um momento simbólico para a segurança pública do Alto Tietê. Representantes de outras corporações da região acompanharam a cerimônia e destacaram a importância da integração entre as cidades.
O secretário-adjunto de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Arujá, Uelton Almeida – que é GCM de carreira -, lembrou que o fortalecimento conjunto é um passo decisivo para consolidar políticas mais eficazes de segurança. “É extremamente importante esse fortalecimento do Alto Tietê, onde já existe um trabalho excepcional de integração. Precisamos fomentar ainda mais essa união entre as guardas da região”, afirmou.
Entre os convidados também estava Eliel Miranda, GCM e suplente de deputado federal, que há anos atua na defesa do fortalecimento das guardas municipais. Para ele, a parceria entre os municípios é essencial não apenas para ampliar o efetivo, mas para garantir qualidade e padronização no atendimento à população.
“Guarulhos é um polo de formação, traz candidatos aprovados em concursos para se tornarem guardas municipais e levar valores que vão fortalecer outras cidades. Isso é muito importante pela capacidade de transmitir conhecimento e princípios”, observou.
Eliel destacou ainda que a recente PEC 18, que consolida a figura da Polícia Municipal, dá mais autonomia aos prefeitos — mas também exige responsabilidade. “Os prefeitos precisam contratar, capacitar e entregar um trabalho de excelência. E o que vimos aqui hoje mostra o quanto esses novos guardas estão preparados e comprometidos com suas cidades.”
O suplente de deputado ressaltou que a padronização no treinamento, realizada em Guarulhos, pode abrir caminho para ações conjuntas entre municípios vizinhos. “Os municípios são muito parecidos, compartilham os mesmos desafios. Essa formação comum permite pensar no futuro em guardas compartilhadas, com atuação integrada e valores idênticos”, completou.



