sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Inglaterra rompe barreiras com escolha de novo Primeiro-Ministro

Em meio à crise, Rishi Sunak é o primeiro não branco e o homem mais jovem a ocupar a chefia de estado britânica na história
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Nesta segunda-feira (24), a Inglaterra conheceu seu mais novo Primeiro-Ministro, Rishi Sunak, 42, em meio a um dos momentos mais conturbados da história recente do país. A eleição de Sunak foi decidida pelo Partido Conservador – seguindo o modelo parlamentarista – uma semana após a renúncia de Liz Truss, que ficou apenas 44 dias no cargo.

Truss foi a terceira Premiê seguida a renunciar (antes dela, Theresa May e Boris Johnson também optaram por não completar seus mandatos), o que expôs uma crise política sem precedente na história do partido e do país. Para apagar esse incêndio, a escolha dos conservadores foi uma figura cujas características nunca haviam sido vistas em um ocupante do cargo até então.

A história da família de Sunak está diretamente ligada à imigração. Seus avós eram naturais da Índia (país que já foi colônia britânica) que migraram para o Quênia, onde nasceu o pai do político, que, por sua vez, migrou para a Inglaterra, onde conheceu sua esposa.

No entanto, a origem parece não influenciar o pensamento do primeiro não branco a assumir o cargo na história. Rishi Sunak ascendeu na política britânica em 2014 quando foi eleito, pelo Partido Conservador, em um momento em que os discursos de ódio contra imigrantes cresceram vertiginosamente dentro do país, incentivados pelos conservadores.

Em 2016, quando David Cameron iniciou o referendo acerca do chamado Brexit, medida que promoveria a separação do Reino Unido da União Europeia, a posição de Sunak foi de apoio à separação.

Em 2019, quando Boris Johnson ascendeu ao poder – com um discurso de ataque a imigrantes, como foram seus avós e pai –, Sunak assumiu o Ministério do Tesouro e, logo em seguida, o das Finanças. Seu nome ganhou popularidade quando, no início da pandemia, em 2020, ele foi responsável, enquanto Ministro das Finanças, por anunciar um pacote de 350 bilhões de libras para socorrer os prejudicados pelas políticas restritivas.

Outro fato que vem chamando atenção acerca do recém-eleito Premiê é o fato de sua fortuna pessoal equivaler ao dobro da do próprio Rei Charles III. De acordo com o jornal The Sunday Times, o político e sua esposa, Akshata Murty, filha de um bilionário indiano, tem um patrimônio estimado em cerca de 730 milhões de libras (R$ 4,3 bilhões), enquanto o do monarca é de 350 milhões de libras (R$ 2,1 bilhões).

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -