Mogi das Cruzes abriu na quinta-feira (21) a Semana da Pessoa com Deficiência, celebrando inclusão e esportes adaptados no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, que está completando 11 anos transformando a vida de mais de 200 pessoas com deficiência.
A iniciativa surgiu com o apoio do campeão paralímpico de bocha adaptada Dirceu José Pinto, atleta mogiano que conquistou quatro medalhas de ouro em Pequim (2008) e Londres (2012). Como legado, o Centro de Paradesporto se consolidou como referência nacional, oferecendo 14 modalidades esportivas e cerca de 500 atendimentos semanais.
O atleta Maciel Santos, campeão de etapa da Copa do Mundo de Bocha no CT Paralímpico, destacou a importância da estrutura: “Graças ao legado do Dirceu, temos um espaço nosso, da pessoa com deficiência. Esse trabalho da prefeitura em promover a inclusão é um exemplo para todos, sem dúvida nenhuma, uma referência nacional”, afirmou.
A coordenadora do Paradesporto, Bia Lira, explicou que a programação foi organizada conforme o calendário oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada de 21 a 28 de agosto. O objetivo é promover a conscientização e a inclusão, além de combater o preconceito: “Preparamos uma semana especial com muita dedicação e carinho, sempre lembrando do lema: ‘deficiente não, eficiente sim’”, destacou.
A programação inclui desde a Feira das Mães Empreendedoras – ocorridos na sexta-feira (22), terça-feira (26) e quinta-feira (28) – até a abertura do Campeonato de Vôlei com o Coral Paradesporto, na quarta-feira (27). O encerramento será na próxima quinta-feira (28), com atividades como o “Dia da Beleza”, cortes de cabelo, massagem, palestras sobre saúde bucal e o tema O Esporte na Vida Atípica, com foco no karatê.
Durante a cerimônia, a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), ressaltou que o município é referência regional e avança para se tornar uma cidade cada vez mais inclusiva. “A gente precisa levar essas políticas públicas para toda a cidade, dentro da educação, da saúde, do esporte, mas que a gente tenha menos preconceito e cada vez mais respeito. Dentro da nossa gestão é isso: lutar contra qualquer tipo de preconceito”, afirmou.
Mara também anunciou que a prefeitura pretende criar a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. “A semana é deles, e a nossa gestão é para isso: servir a todos, sejam idosos, crianças ou pessoas com deficiência. Vamos criar a Coordenadoria e não é só discurso, é colocar em prática para melhorar a vida deles.”



