Para inaugurar a Escola do Legislativo Professora Ana Cristina Poli da Câmara Municipal de Arujá, um dos intelectuais mais renomados do país, o professor de filosofia Mario Sergio Cortella, foi convidado para dar uma aula aos munícipes. Essa foi a primeira vez que o professor esteve na cidade, e foi muito esperado durante toda a sessão, que aconteceu no dia 1º de junho.
Antes de se apresentar, Cortella explicou à imprensa presente a importância da formação política dos cidadãos: “Uma democracia se organiza com liberdade de escolha, com opinião e decisão, por isso que a gente não pode alienar, deixar de lado, omitir, porque isso é um dever cívico, fazer a formação política das pessoas. Quando se organiza uma escola, o uso exclusivo não é o público mais jovem, mas ele é prioritário e tem que ser, e é muito bom que uma Câmara o faça como uma de suas tarefas”.
ESCOLA – A escola tem como objetivo auxiliar na formação política dos cidadãos e das cidadãs de Arujá e na sua compreensão do papel e da atuação do Poder Legislativo na sociedade.
A instituição é destinada não somente aos jovens, mas também aos servidores públicos que buscam aprimorar a atuação e a prestação de serviço à população. Este é um projeto de resolução nº 21/2023, de autoria do presidente da Câmara Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, aprovado por unanimidade.
INSCRIÇÕES ABERTAS – Desde sexta-feira (2), já é possível se inscrever nos cursos disponíveis que são gratuitos e abertos ao público. As aulas serão disponibilizadas à distância através do site da Câmara de Arujá, com emissão de certificado, em parceria com instituições públicas.
Os cursos de Acessibilidade na Comunicação, Orçamento Público e Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados são alguns dos 21 cursos disponíveis.
O presidente da Câmara comentou sobre a inauguração e a vinda de Cortella a Arujá.
“É uma alegria muito grande e um dia histórico aqui para nós, da Câmara Municipal. Estamos entregando à nossa população a escola legislativa e iremos iniciar com pé direito com a aula do professor Mario Sergio Cortella”, disse Abelzinho.
O deputado Estadual e presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), André do Prado (PL), também esteve presente na sessão e comentou seu ponto de vista sobre a novidade.
“Esse é um avanço muito grande para o legislativo aqui em Arujá, abrindo o instituto para que possa fazer os cursos de capacitação, seja para os funcionários, seja para a população. É um espaço democrático, onde diversas pessoas poderão ser capacitadas e, com isso, enriquecer seus currículos.”






