As ações reduzem a ocorrência de incidentes e eventos adversos
Da Redação / Foto: Bruno Arib
No processo contínuo de estratégias de melhorias na adoção de protocolos seguros, o Hospital Santa Maria de Suzano realizou durante toda a semana treinamento para reforçar as medidas previstas na Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
As ações reduzem a ocorrência de incidentes e eventos adversos, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos em ambiente totalmente adequado. Todas as áreas pertinentes foram envolvidas, assim como as mais variadas etapas, respeitando as Metas Internacionais de Segurança do Paciente – termos de consentimento cirúrgico e anestésico, demarcação cirúrgica, checagem de materiais e equipamentos e verificação rigorosa dos profissionais multidisciplinares (cirurgiões, anestesiologista, profissionais de enfermagem e neonatologista).
Tiveram reforço as abordagens de monitoramento e indicadores. Incidentes devem ser notificados para a identificação de fatores contribuintes, bem como planejadas ações, juntamente com a equipe, para a redução das ocorrências.
Quadros afixados nos ambientes colaboram para o cumprimento à risca das metas. O Hospital Santa Maria considera indispensável a adesão dos profissionais aos protocolos de segurança.