A dengue é uma doença viral causada pelo mosquito Aedes aegypti
Da Redação / Foto: Divulgação
Diante do crescimento verificado nos casos de dengue nos primeiros meses deste ano, o Hospital Santa Maria de Suzano reforçou a disponibilização dos exames NS1 (teste rápido), que detecta o antígeno por imunocromatografia precocemente no 1° ao 9° dia de sintomas com resultado em até 90 minutos e sorologias IgM ( do 5° ao 10°) e IgG ( após o 14°).
A dengue é uma doença viral causada pelo mosquito Aedes aegypti, tendo maior incidência verificada no período compreendido entre dezembro e junho. A cidade de São Paulo registrou 6.408 ocorrências até 22 de junho, mais do que o triplo de 2020, que teve 2.009 registros durante todo o ano – crescimento de 219%, segundo a Prefeitura.
Os principais sintomas são febre alta com início súbito (39º a 40º), cefaleia, cansaço extremo, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele (petéquias semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores), tontura, náuseas e vômitos, além de moleza e dor no corpo – atrás dos olhos, ossos, articulações e área abdominal.
A recomendação é procurar o médico assim que qualquer um deles se manifestar. No Hospital Santa Maria, o manejo clínico é seguido de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento permanente de equipes profissionais multidisciplinares – incluindo médicos do PA (Pronto Atendimento) – e integrantes da CCIH (Comissão de Controle de infecção Hospitalar).
Nos casos mais simples, a analgesia já pode ser definitiva, evitando-se a prescrição de anti-inflamatórios. Além do P.A. Adulto 24 horas, a instituição de saúde dispõe de estrutura completa, incluindo, Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Adulta, da Mulher e Neonatal, Centro Cirúrgico, Ala para Internações, Ambulatório de Especialidades, Centro Obstétrico, Berçário e Centro de Diagnósticos.