O objetivo é reforçar cada vez mais o atendimento com humanização e acolhimento
Da Redação / Foto: Divulgação
Com o objetivo de reforçar cada vez mais o atendimento com humanização e acolhimento, aproximando os pacientes de seus familiares, o Hospital Santa Maria de Suzano tem investido na televisita, recurso tecnológico que também contribui para a recuperação deles.
O método é disponibilizado para pacientes das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e alas destinadas à internação, quando não há possibilidade de visita presencial, inclusive para quem não está acometido pela Covid.
São contemplados os pacientes que não estejam intubados ou sedados, sob avaliação prévia de equipes multidisciplinares e do setor de Psicologia, uma vez que há necessidade de capacidade de comunicação verbal (efetiva ou não). Eles precisam estar fora de ventilação mecânica ou invasiva constante, nem apresentar episódios de delírios ou hemodinâmica instável.
A inovação conquistou a simpatia dos envolvidos e tem demanda crescente, seguindo critérios técnicos das autoridades de saúde para casos específicos. O levantamento mais recente, de março até a primeira quinzena de maio, aponta 72 televisitas através de tablet, com tendência de alta nas próximas semanas mediante adoção de protocolos rígidos de higienização e manuseio do equipamento.
Há casos em que o contato pela televisita uniu pacientes e familiares após um mês de internação – as informações eram transmitidas pelo boletim médico –, reduzindo a angústia e ansiedade e revigorando a esperança nas altas médicas, que foram confirmadas.