Hospital reforçou as medidas previstas pela OMS, as ações reduzem a ocorrência de incidentes e aumenta a segurança na realização de procedimentos
Da Redação / Foto: Divulgação
Com o objetivo de expandir os investimentos constantes em tecnologia de ponta para a realização de procedimentos cirúrgicos, o Hospital Santa Maria de Suzano vem aperfeiçoando cada vez a especialidade de Angiologia, que trata de veias, artérias e sistema linfático, devolvendo qualidade de vida aos pacientes e evitando problemas sérios como rompimentos de coágulos.
Uma cirurgia de alta complexidade, que durou aproximadamente duas horas, foi realizada em uma paciente que apresentava coágulo na região abdominal, quadro que evoluiria para uma ultratrombose, o que poderia levar até mesmo à morte.
Utilizando método minimamente invasivo, com total segurança em centro cirúrgico moderno, a equipe comandada pelo médico Rodrigo Marcondes realizou uma trombectomia venosa, levando um cateter até o local obstruído e resgatando o fluxo sanguíneo, eliminando o trombo – coágulo dentro dos vasos arteriais ou venosos que impede a circulação, causando isquemia nas artérias e congestão nas veias. A expectativa é de que a paciente retome sua rotina normal em uma semana.
O Hospital Santa Maria de Suzano reforçou as medidas previstas na Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As ações reduzem a ocorrência de incidentes e eventos adversos, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos em estrutura totalmente adequada.