sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Gestão Dr. Camargo transforma Arujá em referência econômica no Alto Tietê

Planejamento, desburocratização e investimentos consolidam ciclo de desenvolvimento e crescimento no município
Felipe Alves

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Na última edição, a GAZETA mostrou que Arujá se destaca no Alto Tietê com a maior renda média da região. Para entender o que foi feito para que o município atingisse esse patamar, a reportagem ouviu o prefeito Luis Camargo (PSD), o Dr. Camargo, que vem conduzindo uma gestão marcada por planejamento e resultados.

Segundo ele, logo no início da gestão, foi feito um estudo junto à FGV (Fundação Getúlio Vargas) para entender o perfil profissional do arujaense e as demandas do mercado local. A partir disso, ações foram planejadas para gerar emprego e renda dentro da própria cidade, evitando que o morador precisasse se deslocar para outros municípios.

Com base nesse diagnóstico, a prefeitura firmou parcerias e passou a investir forte em capacitação profissional. Com isso, de acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, o número de empregos formais passou de 26.714 em 2020 para 32.367 em 2025, um crescimento de 21% em cinco anos, segundo dados do Caged.

Além disso, o salto econômico vivido por Arujá também se deve à sua posição geográfica estratégica, no coração do eixo econômico que liga São Paulo, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro, o que ajudou o município a se consolidar como ponto logístico essencial para empresas de transporte, distribuição e manufatura de alto valor agregado. O diferencial, destaca o prefeito, foi transformar essa boa localização em resultados concretos, com políticas públicas bem estruturadas e contínuas.

Entre as principais ações da gestão estão a revisão do Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o programa Desenvolve Arujá, que oferece incentivos fiscais para novos negócios. A Sala do Empreendedor desburocratizou a abertura de empresas, enquanto o Licenciamento Ambiental Municipalizado agilizou projetos de baixo impacto. O município também ampliou a capacitação profissional por meio do Arujá Emprega e do Fundo Social de Solidariedade.

Essas ações também refletem diretamente na economia local. O PIB per capita de Arujá saltou de R$ 69,5 mil em 2018 para R$ 89,7 mil em 2021, o maior da região, com um crescimento de quase 30% em três anos. O avanço confirma o fortalecimento da base produtiva e o aumento da renda média da população.

Outro dado que mostra a transformação é o avanço no empreendedorismo. Quando Dr. Camargo assumiu, Arujá tinha menos de seis mil CNPJs ativos. Hoje, são mais de 16 mil. Um salto de mais de 10 mil registros em pouco mais de quatro anos.

Segundo o prefeito, a rota do desenvolvimento em Arujá não pode parar. Com a inauguração e o pleno funcionamento do Hospital Geral, a expectativa é gerar mais empregos, renda e crescimento, atraindo empresas de tecnologia de ponta na área da saúde. Ele destaca ainda que as novas intervenções viárias, que reduzirão distâncias e melhorarão o acesso, devem impulsionar a instalação de novas indústrias no município.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -