A Loja Vale Reciclar, criada e organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Arujá, comemorou, nessa terça-feira (31), um ano de existência. Com direito a bolo e parabéns, a loja, cujo objetivo é estimular a coleta seletiva no município, supervisionada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Clau Camargo, teve ótimos resultados durante esse período.
Em seu primeiro ano, a Loja Vale Reciclar recebeu toneladas de material reciclável, seja por inciativa da população, que está se conscientizando cada vez mais sobre a importância da coleta seletiva de materiais dispensáveis, como também pela troca desse material por diversos produtos.
Os recicláveis podem ser trocados por produtos de higiene pessoal, por alimentos e até roupas. “Nossa loja passou a ter um foco nos produtos; o que as pessoas que mais necessitam, e não possuem condições de comprar, procuram, são itens de higiene pessoal e limpeza, produtos que não têm na cesta básica”, explicou Clau Camargo.
“Através dessas iniciativas conseguimos manter Arujá limpa e sustentável. Temos clientes assíduos, que transformaram a doação de material reciclável em um hábito e vêm todas as semanas no Fundo Social. Em 2022 arrecadamos 39 toneladas e a nossa meta, para este ano, será dobrar essa quantidade. Agradecemos a todos e contamos com a ajuda dos munícipes, do comércio e indústrias”, enfatizou.
Até o momento, já houve 1.276 trocas pelos produtos da loja, por meio da moeda Vale Verde (moeda social), a qual é recebida na hora da troca. Além disso, a primeira-dama destacou que há 676 clientes cadastrados na Loja Vale Reciclar: “São clientes fiéis, que vêm quase que diariamente, é uma maravilha; tem gente que traz o reciclável para fazer a troca sem o intuito de levar o produto, mas, sim, com o intuito de limpar a cidade. E eu fico muito feliz.”

Mais de 1,7 mil pessoas já foram beneficiadas pela loja, segundo o Fundo Social. E o material reciclável é enviado para a Cora (Cooperativa de Reciclagem de Arujá).



