25/04/2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Iniciativa foi implementada pela Secretaria Municipal de Comunicação Pública em maio de 2023
A adesão pode ser feita pelo site da prefeitura ou presencialmente, no Departamento de Dívida Ativa

Fundo Social de Mogi tem 80 vagas para cursos gratuitos em César de Souza

Há opções como Videomaker, Maquiagem, Auxiliar de Cabeleireiro e Salgados e Doces para Festas, com aulas a partir do próximo dia 5 de maio
Cursos do Fundo Social, como o de Auxiliar de Cabeleireiro, têm vagas disponíveis I Foto: PMMC

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Devido à grande procura pelos cursos gratuitos de capacitação profissional e geração de renda direcionados à população de baixa renda e promovidos pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes, as inscrições para o Polo da Vila Brasileira já foram encerradas, mas ainda há 80 vagas disponíveis nas duas unidades descentralizadas de César de Souza (Paróquia São Pedro Apóstolo e Comunidade São Francisco de Assis). Os interessados podem acessar o site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br) e clicar no link  https://forms.gle/aE5YQh72qNce9DYRA.

Nesta etapa, ampliando as opções de aprendizagem, a idade mínima exigida para os interessados nas aulas de Videomaker e Maquiagem é de 16 anos. Já para os maiores de 18 anos, há opções com disponibilidade de vagas nas modalidades de Auxiliar de Cabeleireiro e Salgados e Doces para Festas.

As aulas começam no próximo dia 5 de maio e acontecerão duas vezes por semana, com turmas pela manhã, das 8h às 11h, ou à tarde, das 13h às 16h. Os dias e horários variam de acordo com a escolha do interessado. Todos os cursos são gratuitos, mas os materiais utilizados em sala ficam sob responsabilidade dos alunos.

Ao todo, nesta etapa, foram abertas 720 vagas direcionadas à população de baixa renda, sendo 560 no Polo da Vila Brasileira, nos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Costura Criativa, Design de Sobrancelha, Barbearia, Manicure e Pedicure, Mãos na Massa, Extensão de Cílios, Salgados e Doces para Festas, Videomaker, Tranças Nagô Iniciante, Tranças Nagô Avançado, Confeitaria e Nail Designer (alongamento de unhas); e outras 160 nas unidades descentralizadas que funcionarão na Paróquia São Pedro Apóstolo e Comunidade São Francisco de Assis, em Cezar de Souza, para Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Salgados e Doces para Festas e Videomaker.

Entre as modalidades disponíveis, há novidades, como as aulas de Videomaker, profissão que nos últimos anos tem crescimento exponencial com o avanço das plataformas de vídeo e redes sociais, como YouTube, TikTok e Instagram, elevando a demanda por conteúdo visual. O curso reúne informações sobre conteúdos audiovisuais que atraem e engajam o público, além de estudos sobre câmeras, lentes, luz, movimentos, planos, enquadramentos, som, edição e pós-produção. Os alunos também poderão acompanhar noções básicas de manuseio de drones para filmagens.

Os cursos da área de beleza, como Maquiagem e Auxiliar de Cabeleireiro também oferecem aos alunos a oportunidade de ampliação do leque de atuação, proporcionando a possibilidade de empreender, apostando no próprio negócio, ou inserção no mercado, prestando serviços em estabelecimentos comerciais de terceiros.

No segmento de culinária, a modalidade Salgados e Doces para Festas e Mãos na Massa atende os interessados em gerar renda preparando produtos alimentícios sob encomenda ou a pronta entrega, além de abrir portas para o trabalho em empresas do ramo.

No caso de Videomaker e Maquiagem, em que a idade mínima exigida é de 16 anos, a ficha de inscrição impressa deverá ser assinada pelo pai/mãe ou responsável maior de 18 anos no primeiro dia de aula.

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, destaca a importância da iniciativa, direcionada às pessoas de baixa renda, para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de ações de empreendedorismo. “Uma de nossas principais missões é trabalhar para promover o bem-estar social na cidade e os cursos profissionalizantes gratuitos são instrumentos essenciais para a qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda”, explica.

Para se inscrever é necessário ter Ensino Fundamental completo e ser morador de Mogi das Cruzes. Mais informações pelo telefone 4798-6365.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13162