Celeste Xavier Gomes está à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem as ações
Da Redação / Foto: Bruno Arib
Em função das baixíssimas temperaturas que vêm sendo registradas ao longo dos últimos dias, a Prefeitura de Mogi das Cruzes decidiu providenciar mais uma medida de acolhimento para pessoas em situação de rua: desde sexta-feira (30), o Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos está aberto durante a noite e a madrugada, para receber e abrigar a população de rua. O abrigo, a princípio, funcionará até a manhã da segunda-feira, quando a situação deverá ser reavaliada.
A acolhida no Ginásio terá início às 19 horas e o serviço será encerrado na manhã do dia seguinte, após a oferta do café da manhã. O foco é atender uma eventual demanda reprimida, que não possa ser contemplada pelas cinco unidades de acolhimento institucional já existentes. O atendimento é espontâneo, portanto, para quem busca o abrigo, basta ir direto ao local.
Além de camas, colchões e cobertores, para garantir o pernoite, a prefeitura também providenciou estrutura para a higienização e alimentação dos abrigados. A preparação foi feita a partir de uma grande mobilização, que envolveu diversas Secretarias Municipais. Tudo obedece ainda aos protocolos sanitários, para evitar a contaminação pela Covid-19.
O acolhimento é de caráter excepcional, portanto funcionará apenas no período da noite e madrugada, que são os momentos mais críticos de frio e somente nos dias com temperaturas mais baixas.
A abertura do Ginásio é uma alternativa ao serviço já ofertado diariamente pela Assistência Social, que faz as abordagens, distribui cobertores àqueles que não aceitam a oferta do acolhimento institucional e encaminha os que aceitam para as cinco unidades já existentes na cidade. Não há registro de superlotação nessas unidades, que oferecem mais de 200 vagas para acolhimento, inclusive com alas separadas entre sexos.
O serviço também conta com o apoio da Guarda Municipal, que está treinada e orientada para tal e deve ser acionada pelo telefone 153. Nos últimos dias, em função do frio, a Guarda também tem atuado de forma reforçada, tanto com a abordagem quanto com a distribuição de cobertores.
Ainda em função do frio intenso, pelos próximos três dias o Serviço de Abordagem Social à População de Rua funcionará em caráter de 24 horas. A Secretaria Municipal de Assistência já organizou as equipes, tanto para atuarem no Ginásio, como para trabalharem no regime estendido das abordagens.