sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Frio chega e prefeituras do Alto Tietê realizam ações para atender vulneráveis

Poderes públicos da região se mobilizam para lidar com baixas temperaturas; inverno teve início oficial no dia 20
Guilherme Alferes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O inverno de 2025 teve início oficialmente na noite de sexta-feira (20), trazendo consigo as baixas temperaturas, clima que já vem sendo sentido em todo o estado de São Paulo nas últimas semanas. Com isso, poderes públicos de diferentes esferas preparam ações para atender à população em situação de vulnerabilidade, principalmente quem vive nas ruas. No Alto Tietê, a GAZETA realizou um levantamento com as prefeituras da região sobre as medidas. Confira:

Arujá

No dia 13, a prefeitura inaugurou o Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua), que concentra os atendimentos voltados a esse público no município. O local também abriga o “Projeto Acolher”, que oferece acolhimento noturno durante o inverno, com até 20 vagas, conforme a demanda, alimentação e higiene.

O Fundo Social de Solidariedade, que atua com doações na Campanha do Agasalho e em apoio a ações emergenciais, ampliará sua participação com cursos de capacitação profissional para o público atendido pelo Centro POP.

Biritiba Mirim

Além da Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade, com caixas de arrecadação em prédios públicos, escolas municipais, estaduais e particulares, a prefeitura mantém equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em visitas e abordagens, especialmente neste período.

Ferraz de Vasconcelos

A prefeitura lançou, na quarta-feira (18), a Campanha do Agasalho, por meio do Fundo Social de Solidariedade. Os pontos de coleta são escolas, UBSs, supermercados e o Paço Municipal. Quem quiser receber as doações deve procurar a sede do Fundo Social, na Rua Santa Catarina, 330. A distribuição será feita pelo programa “Bazar Solidário”, que leva os donativos aos bairros carentes do município.

Guararema

Em Guararema, está em curso a campanha “Inverno Solidário”, que arrecada cobertores novos para pessoas em situação de vulnerabilidade. O ponto de coleta é a sede do Fundo Social, na Rua Dona Laurinda, 193, Centro. A prefeitura também realiza a campanha “Servidor do Bem”, que arrecada cobertores e absorventes menstruais entre os servidores das secretarias municipais.

Itaquaquecetuba

A principal ação da prefeitura é a “Operação Noites Frias”, com atuação conjunta de diversos serviços. O SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) distribui chocolate quente, chá, cobertores, roupas de inverno e faz encaminhamentos ao acolhimento municipal.

O Acolhimento para Adultos e Famílias oferece jantar, banho quente, pernoite e atendimento social. Já o Centro POP garante banho, roupas limpas, refeições, apoio psicossocial, auxílio com documentos, acesso à saúde e reinserção familiar ou comunitária.

O Fundo Social realiza a campanha “Tempo de Aquecer”, com meta de arrecadar 5 mil itens como cobertores, toucas, luvas, meias e agasalhos. As doações vão para famílias vulneráveis por meio de associações, igrejas, ONGs e entidades cadastradas, que fazem a triagem. Os donativos devem ser entregues em locais públicos e privados.

Mogi das Cruzes

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou, em 1º de junho, a “Operação Inverno”, que amplia as vagas em unidades de acolhimento institucional. Durante a ação, as vagas para pessoas em situação de rua passam de 158 para 194.

As equipes do Serviço de Abordagem Social atuam das 7h às 22h, oferecendo acolhimento e encaminhamentos.

O Fundo Social realiza a Campanha do Agasalho 2025, com foco na arrecadação de cobertores, meias e roupas (infantis e adultas), além de itens para pets. A campanha vai até 10 de agosto, com 200 pontos de coleta em escolas, ginásios, unidades de saúde, prédios públicos, comércios, shoppings e empresas.

Poá

A prefeitura intensificou ações de acolhimento, oferecendo abrigo, alimentação, higiene e cuidados com os animais de estimação dos acolhidos. A operação de inverno começou com melhorias no abrigo, como troca de colchões, roupas de cama e cobertores. São disponibilizadas casinhas para os cães, além de ração e outros itens.

A cidade também promove a Campanha do Agasalho com o tema “Poá tem pressa para cuidar e abraçar”. A iniciativa conta com quase 200 pontos de coleta espalhados por prédios públicos, escolas, igrejas, supermercados, lojas e empresas parceiras. 

Salesópolis

Na cidade, o Fundo Social de Solidariedade deu início à Campanha do Agasalho no dia 1º de junho, e os pontos de coleta já estão espalhados pela cidade, na prefeitura, nas escolas municipais e nos postos de saúde.

“Convidamos toda a população a contribuir com roupas, agasalhos e cobertores para aquecer quem mais precisa nesse inverno. E neste ano temos um diferencial especial, também estamos arrecadando casinhas, cobertores e roupinhas para animais de rua, que estão sendo acolhidos por pessoas incríveis da nossa cidade”, destaca a primeira-dama Jamily Macedo.

Suzano

As abordagens do CREAS foram intensificadas. Os agentes oferecem acolhimento no Centro Social Bom Samaritano e na Casa de Passagem, que somam 80 vagas, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. Além de comida, banho, roupas e abrigo, os acolhidos recebem acompanhamento de assistente social e são encaminhados a serviços públicos.

Desde 25 de abril, o Fundo Social realiza a campanha “Cubra Suzano de Amor”, arrecadando cobertores, roupas (especialmente masculinas e infantis), lenços e toucas. Os 80 pontos de coleta estão listados no site da prefeitura.

*Procurada, a Prefeitura de Santa Isabel não respondeu aos questionamentos da reportagem. Vale ressaltar que na madrugada do último dia 18, um homem de 55 anos que vive em situação de rua sofreu uma possível crise de hipotermia após a frente fria que atingiu a cidade.

 

 

 

 

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -