Festival Literatura e Paisagismo inicia manutenções na região do Badra, em Suzano, nesta quinta (12)

Às vésperas de mais uma edição do Festival Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada – o escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, corre com os preparativos finais para preparar os espaços na região do Miguel Badra Baixo e Alto, periferia de Suzano, que receberão as intervenções artísticas do projeto.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Muros e calçadas que receberão as intervenções passarão por limpeza e revitalização antes de começarem os trabalhos de grafite e o plantio de árvores; iniciativa idealizada pelo escritor Sacolinha seguirá até domingo (15)

Da Redação / Foto: Divulgação

Às vésperas de mais uma edição do Festival Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada – o escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, corre com os preparativos finais para preparar os espaços na região do Miguel Badra Baixo e Alto, periferia de Suzano, que receberão as intervenções artísticas do projeto. Nesta quinta (12) e sexta-feira (13) será realizada a manutenção dos muros e a limpeza da área do entorno.

A ação que une grafite, poesia e plantio de árvores será realizada até o dia 15, das 9h às 19h, com o patrocínio do ProAC (Programa de Ação Cultural) LAB. O objetivo é promover uma mudança da paisagem urbana da periferia através da arte e, consequentemente, impactar na qualidade de vida da comunidade.

Para esta manutenção, uma equipe formada por cinco pessoas irá tapar os buracos, completar os blocos que estão faltando e fazer a limpeza das calçadas, sarjetas e guias, bem como a pintura de fundo. Os dez espaços que serão revitalizados estarão prontos até sexta-feira à tarde para que no sábado os grafiteiros possam iniciar o processo de criação das artes.

Além das ferramentas, serão utilizadas nessa manutenção 10 latas de tintas acrílicas e de tinta piso. Os muros serão pintados via compressor de alta pressão, rolinho e broxa. A estimativa é de que essa etapa inicial do projeto leve 18 horas de manutenção e preparação.

A responsabilidade pela grafitagem dos muros ficará sob a responsabilidade de dez artistas urbanos de Suzano e região, sendo eles Ítalo Raphael, Jae, Jana Ilustra, Mari (As Gordinhas), Oreia1, Raça, Rod, Ruy Guanaes, Ripa e xChex.

No decorrer das pinturas, outros artistas contratados irão circular em um carro de som durante cerca de uma hora e meia em cada local que será revitalizado. A ideia é movimentar os bairros com música e poesia para que a população tenha esse contato no momento em que se deslocar até a feira, ao mercado ou outro lugar. Por conta da pandemia a organização do evento optou por não montar palco para evitar aglomeração.

A iniciativa idealizada por Sacolinha teve sua primeira edição realizada em 2018, no Jardim Revista. De acordo com o escritor, o projeto vem cumprindo seu papel de mobilizar a comunidade através da arte e levar mobilidade ativa à periferia:

“Essa manutenção prévia é de fundamental importância para a durabilidade dos grafites que precisam resistir por ao menos dois anos. Além disso, é preciso mostrar que a periferia também necessita de zeladoria e não somente o centro da cidade”, destaca o idealizador e coordenador do projeto.

Interessados em manter esta ou outras iniciativas de Sacolinha podem contribuir ao comprar os livros do escritor diretamente pelo site www.escritorsacolinha.com/loja.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13882