As cidades de Ferraz de Vasconcelos e Guararema foram destaques no ICA (Índice de Criança Alfabetizada), divulgado na última semana. A pesquisa, realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostra a realidade da alfabetização nas redes públicas municipais do Alto Tietê.
Ferraz teve o segundo maior avanço percentual entre os municípios e superou a meta nacional de 2024. Guararema também figura entre os destaques positivos, com 76,97% de crianças alfabetizadas, melhor índice absoluto entre todos os municípios. Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Santa Isabel não alcançaram a meta estabelecida. No entanto, os dois primeiros avançaram em relação ano anterior, enquanto poaenses e isabelenses não.
Ferraz foi o município com maior destaque na região ao alcançar 65,07% de crianças alfabetizadas em 2024. Um crescimento de 12,37 pontos percentuais quando comparado com 2023. Foram 52,7% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental. Mais que superar a própria meta (57,23%), o desempenho coloca Ferraz entre os líderes nacionais no avanço da alfabetização na idade certa. A Secretaria de Educação de Ferraz atribui o bom desempenho à política educacional estruturada a partir do programa “Ferraz Alfabetiza Mais”, implantado em 2022 em parceria com a Associação Bem Comum.
A secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos, Paula Trevizolli, explicou que o foco em resultados, formação contínua de professores, acompanhamento pedagógico rigoroso e programas voltados à fluência leitora e ao letramento matemático, consolidam as práticas executadas no município para melhoria da infraestrutura escolar: “As principais estratégias e ações implementadas para atingir esse desempenho também incluem materiais didáticos, transporte escolar, alimentação de qualidade, qualificação dos profissionais da educação e ações para acesso e permanência dos estudantes na escola.”
Guararema também figura entre os destaques positivos, com 76,97% de crianças alfabetizadas — o melhor resultado absoluto da região. A meta era de 67,24%. “Esses números são resultados de melhor direcionamento dos recursos orçamentário-financeiros e humanos para a aprendizagem. Além da aquisição de bons materiais didático-pedagógicos, formação continuada dos profissionais, frequente acompanhamento pedagógico e constante análise dos resultados”, informou a secretária de Educação do município, Clara Assumpção.
Outros municípios com bons resultados, Itaquaquecetuba teve a maior evolução percentual, saltando 14,19 pontos, de 43,0% para 57,19%, enquanto Biritiba Mirim cresceu 9,59 pontos. Arujá (5,01 p.p.), Suzano (4,72 p.p.) e Mogi das Cruzes (1,28 p.p.) também apresentaram crescimento, ainda que mais tímido.
No outro extremo do levantamento, Santa Isabel chama a atenção negativamente. O município, que em 2023 tinha 72,2% de crianças alfabetizadas, recuou para 67,17% em 2024 — uma queda de 5,03 pontos. Poá também teve resultado negativo, com recuo de 2,78 pontos percentuais, passando de 54,5% para 51,72%.
A diferença entre o resultado de Poá e de Santa Isabel é que no primeiro o índice se refere à administração anterior, já que houve troca de governo no município em 2024. A atual administração já trabalha para reverter o quadro, após lançamento do programa Alfabetização na Idade Certa. Em Santa Isabel, a queda se deu com o mesmo prefeito, que se reelegeu. A prefeitura não respondeu o que pretende fazer para recuperar o espaço perdido.



